Music


Don Omar Feat. Lucenzo - Danza Kuduro (gugo) Mp3
Musicaddict.com

domingo, setembro 06, 2009

MINISTRO LOBÃO E GOVERNADORA ANA JULIA SAIRAM EM DEFESA DOS GARIMPEIROS

Ministro de Minas e Energia Edison Lobão disse que não haverá qualquer empecilho no mundo que possa atrapalhar o sonho dos garimpeiros de implantar o seu projeto de desenvolvimento da mina de Serra Pelada que visa melhorar a qualidade de vida de todos. A palavra de Lobão ressoou como um recado para que o Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM - agisse com rapidez na assinatura da cessão de direito mineral para a Coomigasp. Já na quinta-feira o diretor geral Miguel Cedraz Nery cancelou reuniões importantes para dar total prioridade na analise de todo o processo enviado no inicio da semana a Brasília pelo 5º Distrito do DNPM do Pará.

O esforço concentrado da Procuradoria Jurídica finalizou os trabalhos às 18 horas de quinta-feira para que o processo devidamente analisado fosse encaminhado via sedex de volta a Belém. Retornou com o sinal verde e as benção do ministro Lobão para ser entregue aos garimpeiros. O ministro afirmou que o MME não tem motivos para negar esse justo direito já que a Coomigasp cumpriu com todas as condicionantes exigidas pela legislação mineral, alem do que, é do interesse dos 43 mil associados da cooperativa. “Ao longo da historia de Serra Pelada eu e a governadora Ana Julia lutamos juntos dentro do Senado da Republica para ajudar os garimpeiros a realizar seus sonhos. Hoje como governadora do Estado do Pará e eu como ministro de Minas e Energia continuamos juntos para transformar de fato o sonho dos nossos amigos garimpeiros em realidade”, disse o ministro.

A posição do ministro Lobão e da governadora Ana Julia Carepa foi comemorada pelos garimpeiros de Serra Pelada pelo Brasil a fora. A ameaça de que a cooperativa não receberia a cessão do direito mineral pelo DNPM foi para o espaço e já é coisa do passado. “Esse fantasma está morto e sepultado, nem fede e nem cheira”, disse o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte. O presidente Gesse Simão já combinou com Every Aquino, chefe do 5º Distrito do DNPM. O ato de assinatura da cessão do direito mineral da cooperativa ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 9, em Belém.

Várias lideranças do povo garimpeiro se farão presentes. Garimpeiros de Breu Branco, Paragominas, Xinguara, São Geraldo e da própria Serra Pelada também participarão do ato. A governadora Ana Julia determinou ao secretario da Casa Civil, Cláudio Puty, representar o Governo do Estado. Outras autoridades políticas do Pará farão parte da solenidade. O prefeito de Curionópolis, Wenderson Azevedo Chamom, que se entrincheirou em Belém juntos com as lideranças garimpeiras no DNPM, disse que a implantação da mina de Serra Pelada significa o marco do desenvolvimento econômico e social de seu município.

“É impossível não apoiar esse tipo de iniciativa”, apontou Chamonzinho. Ele afirmou ainda que a Coomigasp hoje é uma grande parceira do município de Curionópolis ao desenvolver ações sociais voltadas para as mais de 600 famílias que moram em Serra Pelada. “O presidente Gesse Simão tem feito tudo com muita responsabilidade e por isso tem a confiança dos garimpeiros e o reconhecimento das autoridades”, completou o prefeito. O vice-presidente da Colossus, Heleno Costa assegurou que logo depois da apresentação do Estudo de Impacto Ambiental previsto para ocorrer ainda este mês de setembro a empresa dará inicio aos cursos de capacitação profissional na preparação de mão de obra local. “Queremos que os garimpeiros trabalhem na mina”, disse Heleno.Essa iniciativa foi bem aceita pelos garimpeiros e em especial pela comunidade de Serra Pelada como também pelo governo do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário