Music


Don Omar Feat. Lucenzo - Danza Kuduro (gugo) Mp3
Musicaddict.com

quinta-feira, dezembro 03, 2009

GARIMPEIROS HOMENAGEM LOBÃO

Mais de 10 mil garimpeiros de Serra Pelada estão sendo esperados neste sábado na cidade de Imperatriz, região sul do Maranhão. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão confirmou presença a grande reunião. O principal desejo dos garimpeiros é terem a liberação do alvará de lavra da área dos 100 hectares pertencentes a Coomigasp ainda na gestão de Lobão a frente do Ministério. O cargo será deixado por ele no mês de março quando retornará para o mandato de senador da Republica. O ministro Lobão vai dar todas essas garantias.

“Não saio do ministério de Minas e Energia antes de resolveu de uma vez por todas a causa dos garimpeiros de Serra Pelada”, garantiu isso nas presenças do presidente da Coomigasp, Gesse Simão e do presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte. Agora, no próximo sábado, o ministro dirá o mesmo aos mais de dez mil garimpeiros que chegam a cidade de Imperatriz a partir dessa sexta-feira. A reunião está sendo organizada no estilo de grande festa. Até um bolo foi confeitado para celebrar o aniversario de 73 anos de Edison Lobão que ocorrerá neste dia 5 de dezembro. Por causa disso os garimpeiros vão enfeitar a cidade com dezenas de faixas em homenagem ao maior patrono da causa garimpeira de Serra Pelada.

Nunca na historia do MME passou um ministro que teve tanta identificação com os pequenos mineradores como Edison Lobão. Defende os garimpeiros de Serra Pelada desde a época que era deputado federal. No final dos anos 80 o então deputado pelo Maranhão levou o presidente João Baptista Figueiredo na Serra Pelada para mostra-lhe que seria um flagelo social tomar o garimpo de mais de 80 mil trabalhadores sem uma justa indenização. Por causa desse alerta o garimpo de Serra Pelada continuou funcionado. Em 1992, Fernando Collor de Melo resolveu fechar o garimpo expulsando os garimpeiros de forma violenta. A tragédia social prevista por Lobão foi inevitável.

Milhares de cidadãos que arrancaram e carregaram sobre os ombros quase 40 toneladas de ouro para engordar as reservas cambias do país foram jogados com as suas famílias ao limbo. O governo federal que explorou de forma irresponsável essa grande massa trabalhadora por duas décadas num sistema escravo e desumano até hoje se esforça para negar uma pequena indenização em forma de pensão vitalícia principal bandeira de luta da Agasp Brasil dentro do Congresso Nacional.

Como senador, Edison Lobão tem travado grandes lutas na tentativa de amenizar a dor do povo garimpeiro provocada pelo Estado brasileiro. Em 2002 o senador maranhense como presidente do Senado da Republica, aprovou o Decreto Legislativo de suas autoria que obrigou o governo devolver a área dos 100 hectares aos garimpeiros que encontrava-se sob controle da famigerada Vale do Rio Doce.
Em 2003 apelou para o então ministro da Casa Civil, Jose Dirceu para que fosse constituída uma Comissão Interministerial com a participação de cinco ministérios com a missão de resolver a questão de Serra Pelada. Lobão pediu retorno dos mais de 40 mil garimpeiros que haviam sidos excluídos de forma criminosa para o quadro social da Coomigasp. Em 2004 começa o processo de readequação dos excluídos Dois anos depois com garimpeiros mais organizados, o senador Edison Lobão trabalhou junto ao então ministro de Minas e Energia Silas Rondeau para que fosse liberada o alvará de pesquisas para a Coomigasp. Lobão foi a Serra Pelada entregar pessoalmente o tão sonhado documento.
Em outubro desse ano a cooperativa dos garimpeiros fez a entrega ao DNPM dos resultados dessas pesquisas realizadas através da parceria Coomigasp e Colossus. Agora os garimpeiros esperam pelo Alvará de Lavra que vai permitir que a parceria Coomigasp e Colossus, através da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, possa construir a sua mina e de lá extrair o bem mineral cujo lucro será dividido igualmente a todos. No encontro de Imperatriz ouvirão de viva voz do ministro Lobão que não sairá do Ministério de Minas e Energia, sem antes realizar tão grandioso sonho do povo garimpeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário