Music


Don Omar Feat. Lucenzo - Danza Kuduro (gugo) Mp3
Musicaddict.com

segunda-feira, maio 03, 2010

CONCESSÃO DE LAVRA SERÁ ENTREGUE POR LULA



Depois de tentar protelar a liberação da concessão de lavra aos garimpeiros de Serra Pelada provocando uma situação difícil até mesmo ao presidente Lula, o secretario de Geologia e Transformação Mineral, Cláudio Scliar, vive agora o seu inferno astral perdendo prestigio dentro da estrutura do Ministério de Minas e Energia. O ministro Macio Zimmermann tomou a frente do caso Serra Pelada e garante a Lula que ele entregará concessão de lavra aos garimpeiros nesta quinta-feira.

Não foi só as entidades garimpeiras que reagiram forte contra as evidencias de má vontade do professor Scliar em impedir que Lula faça o ato de entrega da concessão de lavra a Coomigasp nesta quinta-feira em Curionópolis. A Presidência da Republica exigiu uma definição do MME. A pergunta era: a cooperativa cumpriu ou não a legislação mineral para obter a concessão de lavra ? A resposta estava mais do que clara. Sim. Não tinha mais o que escamotear. O ministro Zimmermann é testemunha ocular do quanto o presidente Lula deseja ir ao encontro dos garimpeiros. “Quero participar desse festival de faixas erguidas pelos meus irmãos garimpeiros” ouviu o presidente dizer isso numa roda de ministros e senadores, entre os quais ele próprio e o senador Edison Lobão na noite de quinta-feira passada no Itamaraty .

Antes mesmo de se tornar presidente da Republica em 2002 que Lula fez a promessa aos garimpeiros em suas andanças no sul do Pará que se presidente fosse iria resolver o intrincado problema de Serra Pelada. Lula cumpriu o que disse. Em 2004 o presidente determinou que fosse feita uma Comissão Interministerial para cuidar do assunto dos garimpeiros, cuja maioria se encontrava fora da cooperativa por ação criminosa provocada por Sebastião Curió.

Foi a então ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, que chamou para si a tarefa de promover a readequação possibilitando o retorno de quase 40 mil garimpeiros para os quadro de sócios da Coomigasp. Dilma contou com todo o apoio de Gilles Carreconde que na época era o secretario de Geologia e Transformação Mineral, cargo ocupado hoje por Cláudio Scliar.

De lá para cá os garimpeiros souberam se organizar politicamente e compreender que aquele velho e hostil cenário do garimpo fechado em 1992 ficara realmente para traz. A cooperativa tinha que esta preparada para voltar a explorar a mesma área na forma mecanizada e de acordo com o que determina a legislação mineral. Tudo isso foi feito ao pé da letra da Lei.

Ainda assim Scliar estava tentado transformar o que pode ser uma grande festa em Curionópolis com Lula sendo carregado nos braços do povo numa manifestação radical do povo garimpeiro com fechamento da Belém Brasília e do Eixo Monumental da capital da Republica por 48 horas. Definitivamente ninguém quer isso.

No sábado o ministro Zimmermann resolveu tirar um pouco dos poderes do secretario de geologia e Transformação Mineral. O próprio Zimmermann chegou a chamar a atenção de Scliar pelo ato estabanado de querer promover ingerência dentro da cooperativa dos garimpeiros. “Esse não é o papel do Estado”, repreendeu.

Mandou compor um grupo que alem de membros do MME conta também com gente ligada a Presidência da Republica. Todos torcendo para que Lula leve a concessão de lavra. A ex-ministra de Minas e Energia Dilma Rousseff recomendou o mesmo. Hoje tem nova rodada de reuniões entre MME e os dirigentes da Coomigasp. O bom senso e irá prevalecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário