Music


Don Omar Feat. Lucenzo - Danza Kuduro (gugo) Mp3
Musicaddict.com

domingo, fevereiro 28, 2010

DIA 28 DE MARÇO, LULA LÁ

POR TONI DUARTE


O maior líder político do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, será recebido junto com o ministro de Minas e Energia Edison Lobão por 45 mil garimpeiros em Serra Pelada para a grande festa da entrega do Alvará de lavra . A mobilização já está sendo feita pela Coomigasp, Agasp Brasil, Freddigasp, Abasp e Amosp. O povo ja diz: “obrigado Lobão, obrigado Presidente”.

Lula irá a Serra para dar dignidade a uma geração escravizada, roubada e que por anos viveu sem qualquer direitos. Chegará a Serra Pelada a convite do ministro de Minas e Energia Edison Lobão que nos seus mais de 30 anos de vida pública como deputado federal, como senador da República e agora como ministro, sempre defendeu a causa garimpeira e não abriu mão em realizar o maior sonho dos 45 mil trabalhadores que lutaram durante décadas para ter o direito de voltarem a explorar Serra Pelada. De 2005 para cá , depois da readequação que obrigou a cooperativa a reincluir mais de 40 mil garimpeiros, cujo processo contou com a firme determinação da ex-ministra de Minas e Energia e atual ministra da Casa Civil, Dilma Roussef , que a Coomigasp começou a se habilitar conforme manda a legislação mineral.

Em 2006 os garimpeiros cooperados receberam do governo federal um alvará de pesquisa com um prazo de três anos para pesquisar na área dos 100 hectares. Sem dinheiro para bancar tudo sozinha a Coomigasp buscou parcerias. Bancos oficias como o BNDS, BASA,Banco do Nordeste, Caixa Econômica, Banco do Brasil e até mesmo o privado Bradesco, não deram qualquer resposta a cooperativa. Ignoraram e até subestimaram os garimpeiros. Na verdade nenhum banco quis fazer negócios pelo alto risco que poderia sofrer com os altíssimos investimentos que requer a área da mineração. Apenas a Colossus Geologia topou a parada apresentando proposta a qual foi aprovada por assembléia geral.

Durante a fase de investimentos de alto risco das pesquisas geológicas a parceria Coomigasp Colossus passou por diversas situações difíceis. Sofreu uma invasão por um grupo de sem-terra, teve seu patrimônio destruído e os trabalhos de sondagens paralisados por oito meses. Um prejuízo de grande monta. Ate mesmo uma destrambelhada juíza contribuir com a balburdia. De forma ilegal determinou poderes a um impostor a fazer as vezes de presidente da cooperativa. Para restaurar a legalidade e evitar o conflitos a desembargadora Maria Rita Xavier, atendendo ao pedido de mais de dez mil associados em abaixo-assinado, resolveu decretar “Intervenção” na Coomigasp e conseqüentemente anulando todos os atos do juízo de Curionópolis.

Em janeiro do ano passado Gesse Simão com o apoio das entidades representativas se elege presidente com quase 93 % dos votos da sociedade numa eleição limpa, democrática e segura. De volta a legalidade a Coomigasp caminhou a passos largos para cumprir todas as condicionantes para obter o seu alvará de lavra e recuperar o tempo perdido. Adiantou a entrega do relatório de pesquisas ao DNPM e do Plano de Aproveitamento Econômico (PAE) na área dos 100 hectares. Ao mesmo tempo deu entrada do EIA-RIMA (projeto de impacto ambiental) junto a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará.

No ultimo dia 19 o 5º Distrito do DNPM, em Belém, aprovou o Plano de Aproveitamento Econômico da mina de Serra Pelada e na sexta- feira passada os garimpeiros saem vitoriosos com a aprovação da Licença Prévia pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente _COEMA. Era a ultima coisa que faltava . “Agora não falta mais nada”, comemorou Gesse Simão ao ouvir quando o presidente do Coema, Cláudio Cunha , bateu o martelo com um retumbante “aprovado”. A governadora Ana Julia Carepa que se empenhou na coroação da vitória do povo garimpeiro de Serra Pelada sabe que a única forma de acabar com o retrato de miséria estampado em Serra Pelada é promovendo a melhoria da qualidade de vida da população. “Isso se faz com geração de emprego, renda e vida digna”, disse a governadora.

“Ana Julia desde a época que foi senadora da República sempre ajudou a luta garimpeira. Esteve ao nosso lado nos momentos mais difíceis de nossa luta. Deus quis que ela se tornasse governadora para ajudar o povo garimpeiro a consolidar este sonho”, disse o ex-garimpeiro Antonio José, presidente da Associação dos Hansenianos de Serra Pelada. Com esses dois últimos instrumentos devidamente aprovados (PAE e EIA-RIMA) o presidente Lula e o ministro Edison Lobão estarão seguindo para a Serra Pelada na manhã de domingo, do dia 28 de março, para entregar aos garimpeiros o tão sonhado Alvará de Lavra. No palanque também estarão presentes a governadora Ana Julia e o prefeito de Curionópolis Wenderson Chamon. Os 45 mil cidadãos estarão lá fazendo tremular suas bandeiras com um “Obrigado Presidente!!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário