Music


Don Omar Feat. Lucenzo - Danza Kuduro (gugo) Mp3
Musicaddict.com

sábado, julho 10, 2010

EDISON LOBÃO: O PATRONO DE UMA CAUSA GARIMPEIROS DO BRASIL


EDISON LOBÃO: O PATRONO DE UMA CAUSA


Quando em 1983 o governo federal decidiu expulsar os mais de 80 mil garimpeiros de Serra Pelada, fechar o garimpo e entregar para a estatal Vale do Rio Doce, o então deputado federal pelo Maranhão, Edison Lobão, saiu em defesa do povo garimpeiro e pediu a manutenção dos mesmo na exploração do maior garimpo a céu aberto do mundo. Lobão foi alem disso, levou o presidente da Republica, João Figueiredo a Serra Pelada e o convenceu de que a retirada dos garimpeiros sem uma justa indenização poderia ocasionar um problema social em grandes proporções. Figueiredo o ouviu atentamente e em seguida anunciou a permanença de todos.

Lobão foi carregado e aplaudido por uma massa humana suja de melechete. Essa relação do político Lobão com esse segmento trabalhador nesses quase 30 anos de luta o transformou no maior patrono da causa desse povo.É impossível separar o agora senador da Republica Edison Lobão dos garimpeiros de Serra Pelada. A sua luta como parlamentar para transformar os sonhos de um povo em conquistas reais tem sido quase que diária.

Quando o então presidente Collor de Mello resolveu definitivamente tomar o garimpo dos garimpeiros em 1992, Lobão foi a única voz solitária a ocupar a tribuna do Senado da Republica na tentativa de evitar um holocausto social. Foi vencido na batalha. Junto com ele os milhares de irmãos seus entre os quais os mais de 25 mil garimpeiros de Serra Pelada residentes no Maranhão.

Mas o aguerrido senador maranhense se preparou para vencer a guerra. Foi general de brigada na luta pela busca de direitos dos milhares de cidadãos injustiçados, que em quase duas décadas de intenso trabalho escravo ( sob o olhar dos “capitães do mato” do governo da época), haviam arrancado do fundo da terra, 43 toneladas de ouro contribuindo com o lastro financeiro do Tesouro Nacional . Contra tudo e contra todos o senador Lobão redigiu o Decreto Legislativo (PDL 84/99) que restituiu aos garimpeiros de Serra Pelada a área dos 100 hectares antes tomada por Collor e que se encontrava sob controle da Vale.VEJA MATERIA COMPLETA ATRAVES DE : http://www.agaspbrasil.com.br/

Um comentário:

  1. vc tem que para é de enrolar os garimpeiro falando que vai sair indenizaçães dai dai não sai nada viu

    ResponderExcluir