Music


Don Omar Feat. Lucenzo - Danza Kuduro (gugo) Mp3
Musicaddict.com

segunda-feira, março 22, 2010

GARIMPEIROS JÁ COMEÇAAM A SE DESLOCAREM PARA CURIONÓPOLIS A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA

GARIMPEIROS JÁ COMEÇAAM A SE DESLOCAREM PARA CURIONÓPOLIS A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA
Falta apenas cinco dias para o dia 26 (sexta) data a principio marcada pela Presidência da República que pode ser confirmada por todo o dia de hoje sobre a ida do presidente Lula, do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão e da ministra da Casa Civil, Dilma Rpousseff aos garimpeiros de Serra Pelada na cidade de Curionópolis no sul do Pará. Lobão que deixa o Ministério de Minas e Energia no próximo dia 31, garantiu que é um desejo de Lula da ministra Dilma Rousseff irem ao encontro dos garimpeiros para entregarem o alvará de lavra a Coomigasp, antes do final deste mês. A Presidência da Republica trabalha com dificuldades para procurar com antecedência na sempre lotada agenda do presidente Lula, uma data.

O dia 26 como data pré-agendada da visita de Lula a Curionopolis poderá ser alterada ou confirmada oficialmente pelo próprio ministro Lobão ainda hoje. Caso haja alguma dificuldade da ida do presidente o ministro Lobão irá ao encontro para honrar o compromisso assumido deste de quando ocupou a pasta de ministro de Estado de Minas e Energia , que entregaria como tal o tão sonhado alvará de lavra a uma categoria que sempre lutou e defendeu ao longo dos seus 35 anos de vida publica. O fato é qeu com Lula em Curionopolis ou sem Lula em Curionopolis , o documento será entregue. Em 2002 Lobão foi a Serra Pelada a onde estavam 20 mil garimpeiros para entregar o termo do Decreto Legislativo que obrigou a Vale devolver os 100 hectares à cooperativa .

O DL foi de autoria de Lobão e sancionado por ele como presidente do Senado da Republica . Em 2005, Lobão fez o mesmo caminho da Serra Pelada levando consigo o alvará de pesquisa aos milhares de garimpeiros que o receberam em festa. Agora tudo que interessa para Edison Lobão é chegar em Curionopolis para abraar seu irmãos garimpeiros ainda como ministro de Estado , cujo cargo deixará na quarta-feira da semana que vem. O Fato é que 50 mil garimpeiros com suas bandeiras nas mãos estarão se deslocando para Curionopolis a partir desta segunda-feira. Aos trancos e barrancos estão prontos para anunciar ao mundo que atravessaram o mar revolto sem medo de serem felizes.

PEDIDO DE DESCULPAS
Pedimos desculpas ao nosso publico ouvinte pelos transtornos ocorrido em nossa nova homepage que ainda passa por ajustes que é um fato natural. O nosso programa de Radio “Conexão Garimpeira” deixará de ir ao ar nestes próximos quatro dias em decorrência desses ajustes. Um outro serviço que não estava funcionando era o cadastramento para a segunda etapa do reforço escolar e a ferramenta de filiação . O problema já está sanado.


POSTADO POR TONI DUARTE ÀS 08:0
21 de Março de 2010

DEU NO JORNAL O GLOBO DO RIO
Garimpeiros se associam a canadenses para explorar mina de forma mecânica em Serra Pelada
SERRA PELADA (PA) - Falta acertar os detalhes finais para ser decretado o fim definitivo do garimpo artesanal de Serra Pelada, no Pará. Aquele que já foi o maior garimpo a céu aberto do mundo, no meio da selva amazônica, está prestes a receber do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o alvará de lavra.

O documento vai viabilizar a mineração através da lavra subterrânea e mecanizada de Serra Pelada. O projeto dará início a uma nova corrida do ouro, só que, desta vez, patrocinada por capital estrangeiro. É o que mostra reportagem da enviada especial à Serra Pelada, Liana Melo, publicada na edição deste domingo do jornal O GLOBO.

- Nós chegamos ao Brasil em busca de boas oportunidades de investimentos e Serra Pelada chamou nossa atenção - admite o geólogo Heleno Costa, vice-presidente de Operações da Colossus Minerals Inc., sediada em Toronto, no Canadá.

A empresa canadense já investiu R$ 120 milhões em Serra Pelada. O negócio começou a modificar o cenário do garimpo, que, na década de 80, era um formigueiro humano, onde cerca de 100 mil homens cavucavam a terra. Hoje, a vila de Serra Pelada foi invadida por sondas de alta tecnologia.

Em torno da cava principal, onde originou-se o garimpo, pouco mais de dois mil trabalhadores, usando uniformes, capacetes e munidos de equipamentos de alta precisão, e não de bateias rudimentares, prospectam a reserva mineral escondida no subsolo. Num perímetro de 100 hectares já foram encontradas 50 toneladas de metal precioso: 33 delas de ouro, sete de platina e dez de paládio.

Só que para explorar toda esta riqueza é necessário transpor um megaproblema: uma lagoa de 140 metros de profundidade e com área correspondente a quatro campos de futebol. A saída foi transformar os garimpeiros de Serra Pelada, organizados em torno da Cooperativa de Mineração de Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), em sócios da canadense Colossus. Da parceria incomum no mundo dos negócios, nasceu a joint-venture Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral.

- Esta empresa tem uma proposta clara e devidamente demonstrada junto ao governo de execução de lavra - afirma o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia, Cláudio Scliar. - A empresa que hoje detém os direitos minerários em Serra Pelada já realizou a pesquisa mineral, apresentou a documentação exigida e a Licença Ambiental

POSTADO POR TONI DUARTE ÀS 19:28
20 de Março de 2010
GARIMPEIROS RECEPCIONARÃO UM PRESIDENTE QUE GOSTA DE GENTE
*Por Toni Duarte
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro de Minas e Energia Edison Lobão, devem se deslocarem até Curionópolis no Sul do Pará na próxima sexta-feira, dia 26. Pelo menos essa é a data a principio marcada pela Presidência da Republica , podendo ainda ser alterada. A visita oficial de Lula ficará marcada para sempre na historia do povo garimpeiro de Serra Pelada. Em Curionópolis ele fará junto com o ministro Lobão a entrega do alvará de lavra para a área dos 100 hectares pertencentes a Coomigasp.

A ultima vez que um presidente da Republica foi ao encontro dos garimpeiros de Serra Pelada foi em 1986, levado também por Edison Lobão. O presidente João Baptista Figueiredo ficou impressionado com a riqueza arrancada pelas mãos dos milhares de garimpeiros e nem reclamou do banho de melechete (lama) que levou dos mesmo. Se a data se confirmar mesmo para o próximo dia 26 cerca de 50 mil pessoas chegarão a cidade de Curionópolis um dia antes. O prefeito de Chamon informou que a cidade está devidamente preparada para recepcionar o povo e a comitiva presidencial.

Lula e Lobão desembarcarão no aeroporto da Vale na Serra de Carajás e seguirá de carro até Curionópolis. Vários outdoors com a foto de Lula serão colocados em todo o trajeto presidencial. “Obrigado Presidente. Projeto Serra Pelada é uma realidade porque nós acreditamos!” é uma das frases que reflete muito bem o sentimento do povo garimpeiro. Alem da construção de enormes barracões, a prefeitura já disponibilizou todas as escolas da rede municipal e estadual, alem do teatro municipal e igrejas para abrigar os garimpeiros visitantes. A Coomigasp mobilizou 300 pessoas com nível de conhecimento básico para prestarem todas as informações aos associados que irão chegar das mais diversas regiões do país.

Para uma melhor fluidez do transito a prefeitura montou um esquema de trafego utilizando a Avenida Maranhão em toda a sua extensão, alem da Avenida Brasil, seguindo no sentido do Posto Serra Leste, até a Avenida São Paulo como estacionamento. O presidente da Coomigasp informou que serão abatidos 100 bois para alimentar os milhares de garimpeiros. O prefeito Chamon pediu o apoio da governadora Ana Julia Carepa que disponibilizou o pronto socorro estadual de Curionópolis (CESP), localizado ao lado a onde será realizado o evento, local que atende perfeitamente as necessidades de emergias com leitos e ambulatórios.

A secretaria de Segurança Publica do Estado do Pará também já montou todo um esquema operacional pronto a ser colocado em ação pela Policia Militar, Policia Civil e o Serviço de Inteligência da Segurança Publica do Estado. A Policia Federal , através do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da Republica (GSI) também já está vistoriando toda a área e monitorando a região.

Cerca de 30 profissionais da área de saúde entre médicos e enfermeiros ficarão de prontidão. Ficará também a disposição uma ambulância do município e outra do Corpo de Bombeiros para atendimento caso for preciso. Cinqüenta banheiros químicos foram alugados e prontos para serem instalados um dia antes ao evento. Ninguém tem duvida de que o Presidente Lula irá gostar de ir a esse encontro com o povo garimpeiro. Ele é um presidente que gosta de gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário