Music


Don Omar Feat. Lucenzo - Danza Kuduro (gugo) Mp3
Musicaddict.com

terça-feira, agosto 18, 2009

Lula e Lobão afirmam; Niguém irá tomar a Serra Pelada dos Garimpeiros

Faltam apenas 14 dias. Os garimpeiros de Serra Pelada vivem uma grande expectativa para o dia da entrega do relatório sobre os resultados das pesquisas geológicas feitas na área dos 100 hectares pertencentes a Coomigasp. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão e o presidente da Republica, Luiz Inácio Lula da Silva (foto), já anunciaram que querem resolver tudo antes de janeiro do próximo ano. Ambos sabem que não dar mais para protelar ou criar obstáculos no sentido de prolongar a concessão do alvará de lavra como alguns setores do próprio DNPM desejam se apegando ainda na velha imagem de que Serra Pelada é um antro de confusões, de desorganização e de eternos conflitos.

Nem o ministro Lobão e muito menos o presidente Lula pensam assim. Tanto um como o outro sabe que os garimpeiros foram brutalmente massacrados e literalmente abandonados com as suas famílias pelo Estado brasileiro e que precisam ser ressarcidos de seus direitos. Os dois querem fazer justiça aos garimpeiros. Lobão por ter conhecimento de causa. Por lutar em defesa dos garimpeiros desde a época que era deputado federal.

Em 1986 pegou o caminho de Serra Pelada para defender os mais de 80 mil garimpeiros ameaçados de serem despejados do maior garimpo a céu aberto do mundo. Levou o presidente João Figueiredo aos garimpeiros e fez um apelo ao mesmo que mantivesse o garimpo funcionando. Pelo ato foi aplaudido de pé pela massa humana suja de melechete.

De lá para cá, foram muitas as lutas de Lobão. Como senador da Republica usou a tribuna dezenas de vezes para defender os garimpeiros. Foi uma voz firme e única ao falar à Nação sobre o massacre de mais de 90 garimpeiros empurrados pela policia do alto da ponte do Rio Tocantins, em Marabá. A maioria era maranhense. Fez festa e foi carregado nos ombros do povo garimpeiros ao levar em mãos, o decreto legislativo de sua autoria e sancionado por ele como presidente do Senado Federal. A Lei devolvia definitivamente aos garimpeiros os 100 hectares da mina de Serra Pelada. Foi novamente ovacionado ao ir a Serra Pelada entregar em março de 2007 o Alvará de Pesquisa para a Coomigasp.

Já o presidente Lula conhece a dor e o sofrimento dos garimpeiros desde 1992 quando Collor de Mello fechou o garimpo deixando milhares de cidadãos sem eira e nem beira. Em 1994 e 1998 lamentou ter perdido para Fernando Henrique Cardoso que comandou oito anos de governo sem dar trela ao povo garimpeiro. O governo de FHC sempre premiou a Vale do Rio Doce e ignorou as vidas decadentes que teimosamente não tirava o pé da pequena comunidade encravada na Serra.

Em 2002 depois de derrotar Jose Serra, o presidente Lula assumiu o compromisso de resolver todos os problemas de Serra Pelada. Começou com a criação de uma Comissão Interministerial formada por cinco ministérios com a missão de promover a readequação dos garimpeiros que estavam fora do quadro social da cooperativa. Por ordem de Lula essa Comissão criou o Estatuto do Garimpeiro reconhecendo a categoria como profissão em Lei sancionada pela Presidência da Republica no ano passado.

Ao convidar o senador Edson Lobão para comandar o Ministério de Minas e Energia em janeiro de 2008, o objetivo de Lula era mais do que ter um grande político e um grande administrador para tocar a intricada área energética do país. A política mineral sempre foi o lado forte de Lobão. Melhor ainda: conhecia Serra Pelada e seus problemas de há muito tempo. O presidente Lula não poderia fazer melhor escolha. “Nunca um ministro com passagem pelo Ministério de Minas e Energia nas ultimas duas décadas, tem tanta identificação com os pequenos mineradores deste país, como Edison Lobão”, discursou certa vez o presidente Lula.

Essa ligação existencial entre Lula e Lobão em torno da causa garimpeira de Serra Pelada precisa só precisa ser compreendida por alguns setores do DNPM que teimam enxergar Serra Pelada como um território de bandidos em eterno conflito. Não é. Alias, o principal alimentador de conflitos e do crime em toda a existência de Serra Pelada sempre foram os próprios Governos. Por tanto ta na hora do DNPM mudar a sua postura em relação a causa garimpeira de Serra Pelada cumprindo com imparcialidade a sua obrigação de gestor da boa política mineral do nosso país. Lula e Lobão querem restituir o direito que os garimpeiros precisam para terem uma vida melhor. Esperamos que nada possa atrapalhar esse tão nobre gesto. Nem mesmo o DNPM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário