Music


Don Omar Feat. Lucenzo - Danza Kuduro (gugo) Mp3
Musicaddict.com

segunda-feira, junho 14, 2010

IMPLANTAÇÃO DA MINA DE SERRA PELADA JÁ COMEÇOU



IMPLANTAÇÃO DA MINA DE SERRA PELADA JÁ COMEÇOU
Foi iniciada no ultimo sábado,12, a implantação da mega estrutura física do canteiro de obras da mina de Serra Pelada.Os serviços de terraplanagem foram acompanhado por dirigentes da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral- SPE – um consorcio realizado entre Coomigasp e Colossus Minrals Inc. Extra-oficialmente, a informação é de que uma empresa paraense na área da construção civil teria sido contratada para esse tipo de serviço, mas outra grande empresa no ramo da construção da mina deverá assinar contrato com a SPE no próximo dia 22 quando o presidente Lula fará uma visita aos garimpeiros e ao canteiro de obra do grande projeto mineiro de Serra Pelada. Uma pequena área escolhida pelos engenheiros de minas e geólogos para a abertura da rampa da mina de Serra Pelada encontra-se no terreno pertencente aos irmão Arantes, mas as negociações estão cada vez mais difíceis de prosperar. Etevaldo Arantes teria exigido 10 milhões de reais para a empresa dos garimpeiros pelo pequeno espaço para construir a boca da mina, mas nenhum diretor da SPE confirmou essa exigência.

Já pelo lado da Coomigasp, diretores informaram que o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, teria entrado no circuito como interlocutor da negociação junto aos Arantes para convencê-los a permitir a construção da cabeça da rampa por um justo preço. Lermen é muito amigo dos Arantes. Se é verdadeira ou não essa imposição dos Arantes, o fato é que a SPE dos garimpeiros, segundo um diretor da Coomigasp já tem uma segunda alternativa para por em pratica sem ter que fazer a rampa da mina no quintal dos Arantes. “Não é por causa dessa gente que o nosso projeto irá ficar paralisado”, disse um diretor da cooperativa.

As obras de terraplanagem iniciadas no ultimo sábado ocorreram na área onde serão instaladas as unidades de processamento de ouro da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral. Além da terraplanagem, serviço que deverá movimentar 30 % de terra na área que serão instaladas as gigantescas plantas de beneficiamento do ouro , a contratação dessa empresa também engloba obras de drenagem. Pela complexidade dos trabalhos que incluir toda a construção da mina , a expectativa é que os investimentos fiquem em torno de R$ 140 milhões .

Ainda não foi anunciado o cronograma dos serviços iniciados , mas após a etapa da terraplanagem e construção da mina , cujos serviços devem ser concluídos em 15 meses, (estimativa nossa) a SPE iniciará a fase da construção e montagem dos equipamentos , que também deve durar pelo menos mais oito meses, abrangendo serviços de bases e fundações, estruturas de concreto e metálicas, instalação de equipamentos, montagem de tubulação e eletromecânica, etc. As fases de construção e montagem da mina , além de criar oportunidades de emprego e renda para a população, favorecerá negócios para as empresas locais em relação ao fornecimento de bens e serviços, como transporte, alimentação, segurança, manutenção e conservação, equipamentos de soldagem, de corte, de movimentação de carga, de usinagem e outros.
POSTADO POR TONI DUARTE ÀS 08:34

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário