Music


Don Omar Feat. Lucenzo - Danza Kuduro (gugo) Mp3
Musicaddict.com

quinta-feira, dezembro 31, 2009

PRESENTE DE GREGO", É MELHOR NÃO DAR!

Porque tudo para os garimpeiros de Serra Pelada sempre chega recheado de dificuldades e imposições? O que deveria ser um simples repasse de 700 hectares que pertence a Vale a ser dado aos garimpeiros em negociações muito bem entabuladas pela SPCDM e a grande mineradora começa a ficar cada vez mais encrencado. O que seria um grande presente de final de ano para os garimpeiros fazer crescer a sua pequena área de 100 hectares para 800 hectares se torna cada vez mais n um presente de grego.

Quando a Coomigasp fez um apelo ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão para que desse aos garimpeiros uma área de 700 hectares e que fosse direcionada a empresa Serra Pelada Desenvolvimento Mineral, empresa mineradora dos garimpeiros que irá tocar o empreendimento na área dos 100 hectares, é porque sabe que essa é a forma mais segura para uma sociedade constituída por 45 mil pessoas. Ninguém sabe até agora porque o professor Cláudio Scliar, secretario de Geologia e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia continua sendo o único a insistir que esses 700 hectares tem que ser repassados para a Coomigasp e não para a SPDM, como é o desejo de toda a sociedade.

O pleito feito pela diretoria da Coomigasp tem fortes justificativas para não aceitar o que deseja unicamente o senhor Cláudio Scliar. São varias as razões alencadas pelo presidente da cooperativa, Gessé Simão de Melo. E a primeira delas foi a que levou os garimpeiros sócios da Coomigasp reunidos em assembléia geral a criarem a empresa Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral _SPCDM - como única forma de blindar os futuros ganhos da sociedade que ameaçados de ser garfados por um punhado de bandoleiros que levaram a Coomigasp a uma condenação judicial, cuja divida vai alem dos R$500 milhões.

Tão logo esses bandoleiros descobriram que a cooperativa havia feito uma parceria com a empresa canadense Colossus Minerals Inc., para prospectar o resto do ouro existente na área dos 100 hectares de Serra Pelada , todo os 78 processos cíveis e trabalhistas que condenaram a cooperativa voltaram a cobrar judicialmente o que é devido. No ano passado a Coomigasp sofreu uma serie de bloqueios e confisco de sua renda até mesmo aquela fruto da contribuição de seus sócios. O ex-deputado e hoje hospede da Penitencia de Pedrinhas em São Luis, Jose Gerado de Abreu, está só esperando que o primeiro dinheiro advindo da participação dos garimpeiros quando a mina entrar em produção cai na Coomigasp. Zé Gerardo quer sozinho meter as mãos sujas e gananciosas em R$ 52 milhões que diz ter direito.

É por conta disso que a conta bancaria da Coomigasp não pode ser depositado nada. Sem conta no banco, conseqüentemente a parceria com a Colossus ou com qualquer outra empresa não se sustentaria. Diante do impasse a única saída foi a sociedade garimpeira criar a SPCDM cujo o seu presidente é o próprio presidente da cooperativa Gesse Simão de Melo. Essa é apenas uma das razões. Encaminhar os 700 hectares para a Coomigasp é dar tudo que nela possa existir aos bandoleiros. A outra razão é de que sendo os 700 hectares pertencentes a Vale do Rio Doce, a mineradora só abrirá mão dela se for para a SPDM e não para a Coomigasp. Para justificar o repasse da área aos seus acionistas, a Vale abre mão mediante uma contrapartida de 5% do que for mineralizado pela SPCDM na área dos 700 hectares repassados. Fora isso a Vale já deixou claro que não tem negociação.

A governadora do Pará, Ana Julia Carepa em carta endereçada ao Ministério de Minas e Energia pediu que a área fosse para a SPDM. O ministro Edison Lobão diante de 15 mil garimpeiros de Serra Pelada na grande festa de Imperatriz também disse que a tal área seria dada para a nova empresa dos garimpeiros. O prefeito Chamon do município de Curionópolis defende que a área possa ir para a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral. Somente Scliar faz coro ao contrario. Nos particularmente não acreditamos que o desejo de Lobão, de Ana Julia Carepa, do Prefeito Chamon e de 45 mil garimpeiros não possa valer nada. Se a pequena vontade de alguns prevalecer o que deveria ser um grande presente de fim de ano para os garimpeiros de Serra Pelada pode se transformar num grande “presente de grego”. Se for assim é melhor não dar.

terça-feira, dezembro 29, 2009

segunda-feira, dezembro 28, 2009

AGASP BRASIL CONSEGUE JUNTO AO MT MIL VAGAS PARA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

O secretario de Políticas Publicas de Emprego do Ministério do Trabalho, Ezequiel Nascimento ( na foto ao lado de Toni Duarte), anunciou a liberação de mil vagas para capacitação profissional para jovens filhos e filhas de garimpeiros de Serra Pelada que moram em Brasília e nas cidades do Entorno. O anuncio foi feito ao presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte n o ultimo dia 18 durante um encontro que reuniu garimpeiros no Hotel Nacional. Desde abril que a Agasp Brasil vem lutando dentro do Ministério do Trabalho para conseguir inserir os filhos de garimpeiros dentro dos pro0gramas de qualificação profissional do Ministério do Trabalho.

Durante o encontro que contou com a participação do secretario, o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, reivindicou que o mesmo programa fosse estendido aos jovens filhos de garimpeiros do Estado do Tocantins e do Pará. Ezequiel Nascimento disse que a justa reivindicação feita pelo dirigente da Agasp Brasil será concretizada em março do próximo ano. A qualificação profissional tem sido uma das principais prioridades do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O recebimento de demanda por mão-de-obra qualificada em setores e territórios com potencial de geração de emprego e renda aumentou em 2009 e a tendência é que continue aumentando no próximo ano , afirmou Ezequiel Nascimento.

“Será incentivada a articulação de ações de qualificação social e profissional com a educação técnica e a educação de jovens e adultos e aprofundada a parceria com os atores envolvidos nos segmentos da economia com potencial de geração de emprego e renda”, assegurou ele. O secretario de Políticas Publicas de Emprego do MT disse ainda que a certificação e orientação profissional também serão estimuladas, bem como a integração com o Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda.

Ele considera a qualificação social e profissional como um direito do trabalhador e instrumento indispensável à sua inclusão e aumento de sua permanência no mundo do trabalho. As inscrições para a qualificação profissional dos filhos e filhas de garimpeiros que moram no DF e nas cidades do Entorno iniciarão a partir dos próximo dia 06 de janeiro do próximo ano.

Por outro lado o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte retornará a São Luis do Maranhão na próxima segunda-feira, 28, para a ultima reunião com as autoridades do Governo do Estado no sentido de detalhar o inicio do reforço escolar em matemática e português para 2.400 jovens filhos e filhas de garimpeiros residentes do Maranhão. O presidente da Agasp avaliou o ano de 2009 como muito positivo para a família garimpeira de Serra Pelada e do Brasil.

sábado, dezembro 26, 2009

EIA-RIMA DE SERRA PELADA É APROVADO

EIA-RIMA DE SERRA PELADA É APROVADO

A ultima audiência publica realizada pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará no ultimo dia 17 na cidade de Curionópolis aprovou de forma unânime o Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) para a implantação do projeto de desenvolvimento da mina de Serra Pelada. Cerca de 900 pessoas, grande parte moradora da própria comunidade de Serra Pelada encaminharam o voto “sim” pela aprovação. A posição firme e coerente do prefeito Chamonzinho que pediu a aprovação do EiA-RIMA , instrumento importante para alavancar o desenvolvimento de seu município, foi decisiva para convencer representantes do Ministério Publico e da própria Secretaria de Meio Ambiente, alem de varias autoridades políticas do Estado do Pará.

“ Não irei permitir a baderna de um grupelho inexpressivo de malfeitores que vem atuando dentro de Serra Pelada”, reagiu duramente o prefeito ao impor a sua autoridade de mandatário do município. Chamon disse que não haverá necessidade de se realizar audiência publica em Serra Pelada já que Curionópolis é a sede do município e que a grande maioria dos garimpeiros sócios da Coomigasp moram nos mais diversos estados do país. Com a aprovação do EIA-RIMA pela comunidade a Coomigasp se aproxima cada vez mais de ter o seu alvará de lavra nas mãos já prometido pelo ministro de Minas e Energia no dia 5 de dezembro na cidade de Imperatriz.

quarta-feira, dezembro 23, 2009

Pobre é bom para ver em filme’, ironiza Lula sobre problema de moradia

Presidente participou de evento de Natal com catadores de papel em SP.
Lula também anunciou a compra de 25 imóveis do INSS em todo o Brasil.

No sétimo encontro consecutivo de Natal com catadores de papel e pessoas que moram na rua em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (23) que o problema da moradia nos grandes centros é político. O presidente também se encontrou com o jogador de futebol Marcelinho Carioca, que acertou

Número de feridos em acidente com avião na Jamaica chega a 90

terça-feira, dezembro 22, 2009

Imagem de satélite mostra região dos Estados Unidos após nevascas

Imagem de satélite mostra região dos Estados Unidos após nevascas

Tempestades acumularam 30,5 a 76 centímetros de neve.
Foto foi obtida domingo (20), quando nuvens começavam a dissipar

Sucuri é resgatada de incêndio que destruiu área de mangue no Pará

Sucuri é resgatada de incêndio que destruiu área de mangue no Pará

Cerca de dois quilômetros quadrados foram atingidos pelo fogo.
Suspeita é que caçadores tenham começadoNo interior do Pará, um incêndio destruiu cerca de dois quilômetros quadrados de uma área de mangue. Uma sucuri de mais de cinco metros de comprimento foi salva da fumaça pelos bombeiros.

O fogo começou na quinta-feira passada numa das margens da rodovia que leva até a cidade de São Caetano de Odivelas e foi controlado nesta terça-feira (22).

Os bombeiros suspeitam que caçadores locais tenham começado o incêndio. "Eles fazem isso para que os animais, especialmente quelônios, saiam das tocas", afirmou ao G1 o coronel Mário Morais, comandante de operações do
o incêndio.

segunda-feira, dezembro 21, 2009

Ativistas protestam contra fracasso da conferência do clima e já falam na COP 16

Ativistas protestam contra fracasso da conferência do clima e já falam na COP 16

Lago de parque na Cidade do México foi usado para simular enchente.
16ª COP está marcada para 29 de novembrAtivistas da Greenpeace participam de um protesto no parque de Chapultepec na Cidade do México, exigindo aos políticos a resolução da crise climática. México será a próxima sede das negociações das Nações Unidas sobre o clima entre 29 de novembro e 10 de dezembro de 2010 (Foto: Ativistas protestam contra fracasso da conferência do clima e já falam na COP 16)o a 10 de dezembro

domingo, dezembro 20, 2009

Na apresentação de Bebeto no América, Romário brinca: ‘Nós não vamos jogar’

Na apresentação de Bebeto no América, Romário brinca: ‘Nós não vamos jogar’

Na apresentação de Bebeto no América, Romário brinca: ‘Nós não vamos jogar’
Fora de campo, dupla campeã do mundo em 1994 vai reviver parceria no time carioca. Treinador estreante promete lutar pelo título Estadual
Em uma grande festa que reuniu torcedores ilustres e a imprensa, como há muito não se via na Rua Campo Salles, na Tijuca, o América apresentou o ex-jogador Bebeto como o novo treinador para a temporada 2010. O comandante - que começa a trabalhar na segunda-feira, às 9h - concedeu entrevista coletiva com o ex-companheiro de seleção brasileira Romário, atualmente coordenador de futebol do clube alvirrubro. As brincadeiras entre os dois durante o evento mostraram que a dupla vai repetir fora de campo o mesmo sucesso da parceria dos gramados.

Após 30 minutos de atraso, Romário chegou ao teatro do América acompanhado de Bebeto e Lucho Nizzo, novo auxiliar do clube. Logo no início da coletiva, o Baixinho brincou com a contratação do novo técnico e com a reedição da parceria.

- Uma coisa importante que vocês não podem esquecer é que nós não vamos jogar, infelizmente. Muitos podem estar pensando isso. Será que esses caras vão jogar? – brincou Romário, arrancando aplausos e risadas da plateia.

Durante a apresentação, Dona Ruth, torcedora símbolo do América, foi convidada para dar as boas vindas a Bebeto. Ela recebeu o carinho dos campeões do mundo e pediu empenho ao novo treinador. Na coletiva, Bebeto fez uma promessa aos americanos.

- Estou emocionado. Logo que eu entrei aqui senti um arrepio quando começaram a cantar o hino do América. Tenho uma responsabilidade grande, mas eu sou um vencedor. Quero agradecer ao “baixo” (Romário) pela confiança que ele depositou em mim. Acredito muito no trabalho e vamos colocar o América no lugar que ele merece estar. É mais um desafio na minha vida. Vamos buscar do título carioca. Com muito trabalho, nada é difícil – disse o novo treinador do América.

Inter de Milão derrota o Lazio e abre oito pontos de vantagem na liderança

Inter de Milão derrota o Lazio e abre oito pontos de vantagem na liderança

O Inter de Milão recebeu neste domingo o Lazio, no Giuseppe Meazza, e jogou o suficiente para derrotar o rival por 1 a 0. Eto'o fez o gol da partida que deveria encerrar a 17ª rodada do Campeonato Italiano (quatro jogos foram adiados devido a nevascas).

Com o resultado, o Inter abriu oito pontos de vantagem na liderança. O time tem agora 39 pontos, contra 31 do Milan (o Rubro-Negro tem um jogo a menos, contra a Fiorentina, um dos adiados por conta do mau tempo). O Lazio, com 16 pontos, aparece apenas em 16º lugar na tabela.

Com Julio César, Maicon, Lúcio e Thiago Motta titulares, o Inter de Milão começou o jogo melhor e não demorou a abrir o marcador. Aos 14 minutos, Stankovic avançou pela direita e cruzou para Eto'o. O atacante cabeceou para o gol, mas Muslera defendeu. O próprio Eto'o apanhou o rebote e mandou para a rede.

Em vantagem, o Inter continuou o jogo sem forçar muito o ritmo, porém também sem ser ameaçado pelo rival. A partida se arrastou sem grandes emoções até o apito final, e o gol de Eto'o bastou para que o atual tetracampeão nacional somasse mais três importantes pontos na atual edição do Campeonato Italiano.

Brasil goleia o México e fatura mais um título no futebol feminino

Brasil goleia o México e fatura mais um título no futebol feminino

A seleção brasileira de futebol feminino goleou o México, na tarde deste domingo, na decisão do Torneio Cidade de São Paulo. De virada, a equipe de Marta, Cristiane & Cia. bateu as mexicanas por 5 a 2, no estádio do Pacaembu, e sagrou-se campeã. Nesta segunda-feira, as duas maiores estrelas do time irão concorrer ao prêmio de melhor do mundo na Suíça.

,
A camisa 10 Marta comemora um dos dois gols que marcou na decisão contra o México
As visitantes abriram o placar logo aos 11 minutos. Dinora, num chute de fora da área, acertou o ângulo. Na comemoração, saiu provocando o numeroso público que estava presente nas arquibancadas.

Com mais posse de bola, mas com nem tanta objetividade, o Brasil tinha dificuldade de se aproximar do gol. Aos 22, porém, veio o empate. Maurine cobrou escanteio do lado esquerdo. A bola cruzou toda a área e encontrou a perna esquerda da zagueira Alline, que balançou a rede.

A igualdade animou a torcida. Aos 33, enfim, a virada. Após uma reposição errada da goleira Sophia, o meio-campo brasileiro rebateu de cabeça. Esperta, Marta dominou, limpou a marcação e tocou para a rede.

As mexicanas voltaram com tudo do intervalo. Com menos de três minutos do segundo tempo, elas mandaram duas bolas na trave brasileira. Mas a reação parou por aí.
Agência/Reuters
Marta e Ester vibram com a conquista Foi quando entrou em cena a zagueira Alina, que marcou dois gols contra em quatro minutos. Aos 9, Érika dividiu com a goleira e, no rebote, a bola tocou no rosto da defensora do México antes de entrar no gol. Logo depois, aos 13, ao tentar cortar cruzamento de Marta, Alina novamente completou para a sua própria rede.
O México ainda voltou a assustar aos 24. Nayeli chutou de longe e Ester tirou a chance de defesa da goleira Andréia ao desviar com a mão. Mas o troco veio logo. Aos 28, Cristiane fez bonita jogada individual pela esquerda e cruzou para Marta marcar mais um: 5 a 2.

ADILTON CARDOSO DE XINGUARA TEM APOIO DA AGASP BRASIL PARA O CONSELHO FISCAL DA COOMIGASP

ADILTON CARDOSO DE XINGUARA TEM APOIO DA AGASP BRASIL PARA O CONSELHO FISCAL DA COOMIGASP

O presidente da Agasp Regional de Xinguara, Adilton Cardoso dos Santos (foto), se destaca como um forte candidato da Agasp Brasil para disputar a presidência do Conselho Fiscal da Coomigasp em eleição que será realizada em março de 2010. Alem de ser um grande líder garimpeiro que conta com o amplo apoio da maioria dos delegados da cooperativa no estado do Pará, Adilton Cardoso é técnico em contabilidade, principal perfil profissional de um candidato para presidir o Conselho Fiscal. Alem da massa garimpeira do Pará, o nome de Adilton Cardoso também tem o apoio de todos os dirigentes das AGASP’s regionais e lideranças espalhadas no Maranhão e no Tocantins. A partir do próximo mês o candidato da Agasp Brasil estará visitando ao lado do presidente Toni Duarte as principais cidades pólos de garimpeiros de Serra Pelada nos três estados. De acordo com os dirigentes das AGASP’s não há duvidas de que Adilton terá também o apoio da Freddgasp, Abasp e da Amasp, alem do próprio presidente da Coomigasp, Gesse Simão de Melo.

sábado, dezembro 19, 2009

A Miss Canadá de 2009 foi uma

A Miss Canadá de 2009 foi uma

A Miss Canadá de 2009 foi uma brasileira. Mariana Valente, de 23 anos, ganhou o concurso vencendo outras 56 concorrentes no Miss Canadá, em Toronto, cidade em que mora desde os 12 anos.

Paulista de São José dos Campos e torcedora do Palmeiras, Mariana foi morar no Canadá aos 11 anos depois que o pai foi trabalhar em uma companhia de aviação. Quando completou 15 anos, a brasileira ganhou o primeiro concurso de beleza, o Miss Brasil no Canadá. Em 2007, foi a vencedora do Miss Latina Canadá.

lista 10 misses que brilharam em 2009

lista 10 misses que brilharam em 2009

Beleza brasileira foi representada em concursos pelo mundo.
Confira as beldades que foram destaque ao longo do
Lindas, talentosas e treinadas para representar a beleza brasileira em concursos internacionais. Ao longo de 2009, o G1 acompanhou a participação do Brasil nos mais variados concursos de miss pelo mundo. E preparou uma lista especial com as representantes mais significativas. Confira abaixo a relação das dez beldades:

Passageiros que ficaram presos no Eurotúnel voltam para casa

Passageiros que ficaram presos no Eurotúnel voltam para casa

Mais de 2.000 pessoas passaram a noite presos dentro do túnel que liga a Inglaterra a França sob o Canal da Mancha depois que o tráfego ferroviário no Eurotúnel foi suspenso devido à quebra de três trens. Relatos anteriores davam conta de que seriam cerca de 1.200 pessoas, mas o número foi corrigido ao longo da noite, segundo a TV inglesa.
Segundo a rede britânica Sky News, os passageiros que ficaram presos no túnel haviam saído de Paris rumo a Londres, e completaram a viagem rumo à Inglaterra após mais de 12 horas de viagem.
As composições tiveram problemas depois que deixaram o ar frio do ambiente externo na França para entrar no calor dos túneis. Elas bloquearam a linha durante a noite, informou neste sábado um porta-voz do túnel submarino.

sexta-feira, dezembro 18, 2009

Audiência pública discutirá o Projeto Serra Pelada em Curionópolis

Categoria: Curionópolis, Serra Pelada;
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) vai realizar nesta quinta-feira (17) audiência pública em Curionópolis para discutir o Projeto Serra Pelada. O evento será aberto à comunidade interessada em conhecer e discutir o processo de licenciamento ambiental do empreendimento e acontecerá às 9:00 horas no Teatro Municipal de Curionópolis, na Avenida Maranhão, esquina com rua Jambo, Bairro da Paz.

O atual Projeto Serra Pelada tem vida útil prevista para oito anos com foco na exploração de ouro e pretende lavrar cerca cinco milhões de toneladas/ano de minério, com produção anual de 3.500 kg de ouro, 740 kg de platina e 1.150 kg de

quinta-feira, dezembro 17, 2009

Essa situação na capital foi mantida entre 18h40 e 21h40.

Após três horas, a cidade de São Paulo deixou o estado de atenção às 21h40. Apesar disso, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura (CGE), nesse horário, a capital ainda tinha cinco pontos de alagamento; dois deles no Centro.
A lentidão também diminuiu, mas a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ainda registrava 93 km de filas nas principais ruas e avenidas. Por volta de 20h30, o congestionamento chegou a 178 km e havia 17 pontos de alagament
Índice pluviométrico

Segundo o CGE, até as 21h55, tinha chovido 37,8 mm no Rio Tietê, atura da Ponte do Piqueri, Zona Norte. Foi o ponto onde caiu mais água no horário. Em seguida, a Rede Telemétrica do Alto Tietê registrou índice pluviométrico de 30,4 mm no Anhembi (também Zona Norte) e de 30 mm no Córrego do Jaguaré, Zona Oeste.
Aeroportos
A chuva também prejudicou as operações no aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte, que estava fechado desde as 19h50. Só os helicópteros conseguiam pousar e decolar. No Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, pousos e decolagens estavam sendo feitos apenas por instrumentos desde as 19h30. A situação era a mesma no terminal de Cumbica, na Grande São Paulo.

REAÇÃO GARIMPEIRA LEVA DEPUTADOS A APOIAR PROJETO DE APOSENTADORIA

Cerca de 150 garimpeiros de Serra Pelada mobilizados pela Agasp Brasil lotaram o plenário da Comissão de Finanças da Câmara para acompanhar a audiência publica presidida pelo deputado Vicentinho Alves (PRP-TO) realizada na tarde de ontem. O deputado Pepe Vargas (PT-RG) relator do projeto de lei 5227 que estabelece a aposentadoria especial e pensão vitalícia aos garimpeiros ficou impressionado com a gama de informações recebidas ao ouvir a defesa feita pelo presidente da Agasp Brasil , Toni Duarte, em torno da proposta que visa resgatar o legitimo direito do trabalhador garimpeiro. O que mais prendeu a atenção dos parlamentares foi a exposição feita pelo dirigente da Agasp Brasil ao justificar porque o governo federal deve uma indenização humanitária aos ex-garimpeiros de Serra Pelada.

Toni lembrou aos deputados que o Congresso Nacional em 1989 aprovou uma pensão vitalícia aos seringueiros que foram recrutados para a extração da borracha na Amazônia por ter contribuidos para o esforço de guerra a que se submetia o País. Os chamados soldados da borracha recebem pensão mensal vitalícia de dois salários mínimos, conforme garante o artigo 54 das Disposições Transitórias da Constituição. O dirigente da Agasp Brasil também apontou que em 2007, o Congresso Nacional aprovou a Medida Provisória editada pelo presidente Lula, assegurando às pessoas que foram vítimas da hanseníase e que tiveram confinadas nas colônias de isolamento o direito de receber em torno de dois salários mínimos por toda vida.

“Colocamos esses dois fatos para afirmar com toda a convicção, que tal qual os seringueiros e os hansenianos, os garimpeiros de Serra Pelada viveram a mesma situação sendo vitimas de uma tragédia social provocada pelo Estado brasileiro os quais foram mantidos de maneira compulsória em trabalho escravo, humilhante por quase duas décadas no garimpo de Serra Pelada”, acusou.

Toni Duarte apontou que depois da campanha do Regime Militar contra a guerrilha do PC do B no Sul do Pará o achado de uma pequena pepita em Serra Pelada, serviu de chamariz utilizado pelo Ditadura para recrutar os trabalhadores atraídos pela falsa promessa de que chegariam em Serra Pelada pobres e dela sairiam dela ricos.

“A corrida do ouro e a formação do garimpo em uma área que já pertencia a então estatal Vale do Rio Doce foi alimentada pelo próprio governo federal. O governo permitiu que milhares de cidadãos oriundo de várias parte do país abrissem o garimpo em um tempo que exploração do ouro era assunto de Segurança Nacional e pasme:numa área já requerida e sondada pela Vale do Rio Doce”, disse.

Para o president6e da Agasp Brasil, trás da benevolência do Regime Militar haviam dois objetivos: o primeiro era o de povoar a região Sul do Pará para se livrar de vez do perigo da guerrilha que estava de olho nas minas de ouro e de diamantes existes nas confluências da Serra das Andorinhas, esquadrilhadas antes pelos guerrilheiros comandados pelo engenheiro de mina Osvaldo da Costa, o “Osvaldão”, abatidos no Araguaia em 1974. Outro objetivo do Regime Militar era de que, com o ouro de Serra Pelada o País resolveria de forma urgente a grave crise de reservas cambiais que atravessava no momento.

“Senhores deputado, montou-se uma verdadeira operação de guerra para assegurar a aquisição do ouro controlando o garimpo e os trabalhadores sob alegação que a situação era considerada como necessária, conjuntural e transitória. Diversos órgãos participaram da operação de cruel confinamento dos milhares de cidadãos os obrigando ao trabalho forçado e promiscuo sob a vigilância das forças federais. A Presidência da República ficou com a coordenação geral dos trabalhos.

O DNPM ficou encarregado da orientação técnica e das frentes de garimpagem. A empresa Docegel, controlada pela Vale do Rio Doce, ficou encarregada da administração do garimpo. A Secretaria da Receita Federal encarregou-se da matrícula dos garimpeiros, do controle da arrecadação de tributos e da comercialização, enquanto a Caixa Econômica Federal era encarregada na compra do ouro.

Em quase duas décadas de trabalho escravo sem qualquer remuneração ou outras garantias por parte do Estado brasileiro ostensivamente presente em Serra Pelada, centenas dos nossos irmãos garimpeiros sucumbiram nas frentes de trabalho.Vitimas dos soterramentos de barrancos, vitimas por infecções contraídas pelo uso descontrolado do mercúrio, vitimas por malária e por outras enfermidades contraídas no garimpo.

Aos familiares cabia apenas enterrar seus mortos isso quando recebiam seus corpos. Durante quase duas décadas de trabalho forçado e vigiado e humilhados como num grande campo de concentração cujas imagens ainda são memória viva neste país, os garimpeiros arrancaram com as suas mãos e carregaram nos ombros quase 40 toneladas de ouro, prata e paládio. Mas quem só lucrou com toda essa riqueza foi o próprio governo federal através da Caixa Econômica e que até hoje se nega a devolver o que roubou dos garimpeiros”, afirmou o dirigente.
Toni Duarte denunciou ainda no seu discurso que em 1992 quando o Governo já não precisava mais da força de trabalho dos garimpeiros e para não entrar em conflito com as recomendações da OMT – Organização Mundial do Trabalho - que condenava a situação desses trabalhadores, resolveu fechar o garimpo o dando de volta a Vale do Rio Doce sem no entanto reparar o que era devido a esses cidadãos.

“O violento ato governamental praticado pelo governo de Collor de Mello produziu enormes seqüelas nesses milhares de trabalhadores, desorganizando suas vidas, desmantelando seus lares, comprometendo o futuro de seus filhos. O declínio social imposto pelo Estado brasileiro à família garimpeira claramente a colocou na extrema pobreza. O governo que tirou a Serra Pelada dos garimpeiros negou aos mesmos as condições básicas de subsistência. Muitos desses homens humilhados e com vergonha de retornar ao seio de suas famílias buscaram no suicídio a forma exata de resposta ao fracasso. Esse foi o holocausto a que foram submetidos o nosso sofrido povo garimpeiro de Serra Pelada”, disse o presidente da Agasp Brasil. Ele explicou que diante desses fatos, a Agasp Brasil estava apelando pela ajuda do relator Pepe Vargas e dos integrantes da Comissão de Finanças e Tributação que votassem pela aprovação do Projeto de Aposentadoria e Pensão Vitalícia.

O deputado Cleber Verde presente a audiência publica defendeu a aprovação de sua proposta. “Depois de tudo que ouvimos do dirigente da Agasp Brasil, nem o governo e muito menos a Câmara não pode continuar fazendo de contas que não tem nenhuma responsabilidade por essa grande tragédia social que atingiu milhares de trabalhadores”, argumentou o deputado. Ele afirmou que a fonte de recurso no caso para pagar a aposentadoria para os garimpeiros pode ser da mesma forma que é paga a aposentadoria dos agricultores e dos pescadores.

A resposta de Cleber serviu como contraponto aos argumentos técnicos do secretario de Políticas de Previdência do Ministério da Previdência Social, Helmut Schwarzer que se colocou contrario ao PL 5227. Alias a missão de Helmut que estava representando o ministro José Pimentel foi a de tentar por todos os meios enterrar a proposta de aposentadoria e pensão vitalícia para os garimpeiros de Serra Pelada. “O ministro Pimentel tem, que se lembrar que daqui a quatro meses ele deixa de ser ministro e volta a ser deputado federal representante do povo cearense. Resta saber o que ele irá dizer quando for pedir os votos daqueles que lutam neste momento pelo direito de se aposentar”, reagiu Toni Duarte.

O advogado Mario Gilberto Oliveira fez duras acusações contra a Caixa Econômica por não ter comparecido a audiência publica justificando apenas que não tinha nada com o assunto dos garimpeiros. “Isso é insulto a justiça que a condenou a pagar o que deve aos garimpeiros e um insulto a esta Casa”, disse Mario Gilberto. Ele apontou que os R$350 milhões referentes as sobras do ouro e do paládio retidos na Caixa Econômica poderiam ser usados num fundo pelo governo para pagar a pensão vitalícia dos ex-garimpeiros de Serra Pelada.
O deputado Professor Sétimo criticou o fato da Caixa Econômica não ter comparecido na audiência publica para debater a questão. Ele disse que vai entrar com um requerimento junto a Comissão de Fiscalização e Controle para convocar a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho. “Desta vez ela não será convidada e sim convocada a dar esclarecimentos sobre o dinheiro dos garimpeiros de Serra Pelada “, disse o deputado Sétimo.

Vicentinho Alves autor do pedido para debater a proposta de aposentadoria , disse que a Caixa não pode ficar com um dinheiro que não lhe pertence.”Não tenho duvida de que nós da Comissão de Finanças e Tributação junto com o Ministério da Previdência iremos buscar uma solução no sentido de fazer justiça ao povo garimpeiro do Brasil em especial ao povo garimpeiro de Serra Pelada”, reafirmou o parlamentar tocantinense.

quarta-feira, dezembro 16, 2009

Botafogo já recebeu comunicado oficial da CBF, mas entidade ainda emitirá nota oficial com o resultado. Cruzeiro desiste da contratação do atacante

O laudo da contraprova do exame antidoping confirmou a presença de cocaína na urina de Jobson, em coleta feita após a partida do Botafogo contra o Coritiba, dia 8 de novembro, no Engenhão. A comprovação foi atestada nesta quarta-feira, e o resultado foi enviado pela CBF ao Alvinegro, que já recebeu a informação, embora não confirme oficialmente. O clube pretende se pronunciar apenas depois que a entidade máxima do futebol brasileiro o fizer. O Cruzeiro, por sua vez, anunciou oficialmente que desistiu da contratação do jogador para a temporada 2010.

O atacante estava em sua cidade natal, em Conceição do Araguaia, no Pará, mas viajou para Brasília imediatamente após receber a notícia. Jobson, que chegou a ser anunciado como contratação da Raposa - em uma transação de R$ 4,5 milhões - pode ser suspenso por dois anos. Até que o julgamento seja marcado, o que deve ocorrer somente no ano que vem, ele pode ser suspenso preventivamente pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O atacante, cujos direitos pertencem ao Brasiliense, está emprestado ao Botafogo até o dia 31 deste mês.

DEBATE SOBRE APOSENTADORIA VAI ESQUENTAR NA CÂMARA

meça às 14 horas desta quarta-feira a audiência publica na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados que irá debater o Projeto de Lei 5227 de 2009 que estabelece uma aposentadoria especial a categoria garimpeiro de todo o país e uma pensão vitalícia aos ex-garimpeiros que trabalharam em Serra Pelada. Para o debate foram convidados o ministro da Previdência Social, Jose Pimentel, o secretario de Geologia e Transformação Mineral, Cláudio Scliar, o advogado Mario Gilberto e o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte.

A direção da Caixa Econômica Federal que foi convidada pela Comissão de Finanças e Tributação debate já mandou dizer que não comparecerá ao debate. “O não comparecimento dos representantes da Caixa para falar sobre os R$ 380 milhões que deve ao povo garimpeiro de Serra Pelada é um acinte e uma falta de respeito não só com os garimpeiros, mas com a própria Comissão de Finanças e Tributação”, reagiu o presidente da Agasp Brasil. Ele disse que a presença de representantes da Caixa Econômica seria de grande importância na construção do relatório final que será feito pelo deputado Pepe Vargas (PT-RG). “A Caixa Econômica mesmo condenada pela justiça a devolver o que roubou do povo garimpeiro de Serra Pelada, ainda acha que pode dar um calote”, disse Toni Duarte. A audiência deve ser transmitida pela TV Câmara a partir das 14 horas.
AGASP BRASIL E GOVERNO SACRAMENTAM REFORÇO ESCOLAR

Foi assinado ontem pela amanhã em São Luis o convenio celebrado entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Maranhão e a Associação Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada – Agasp Brasil, que contratação de serviços a realização do reforço escolar 2010 com ações nos municípios de Bacabal, Barra do Corda, Codó, Imperatriz, Presidente Dutra, Raposa, Santa Inês , São Luis, Vargem Grande e Vitorino Freire voltados para filhos e filhas de garimpeiros residentes no Maranhão.
O reforço escolar será nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico para os beneficiários que tenha concluído o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A primeira aula inaugural ocorrerá no dia 9 de janeiro de 2010, às 11 horas da manhã, no Grêmio Lítero recreativo Português localizado no bairro do Anil em São Luis. A abertura do reforço escolar contará com a participação da governadora Roseana Sarney, do ministro Edison Lobão, do secretario de Ciência e Tecnologia, Waldir Maranhão e do presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte. Pais e mães garimpeiros ao lado de seus filhos podem participar desse grande encontro em São Luis. Todos os candidatos ao reforço escolar receberão uma comunicação sobre o inicio do curso.

terça-feira, dezembro 15, 2009

A 10 dias do Natal, saiba os horários de atendimento nos shoppings de SP

Nas próximas duas semanas, os shoppings da capital paulista estarão cheios de compradores em busca dos presentes de Natal. Por isso, a maioria dos estabelecimentos estende os horários de funcionamento neste período. Alguns shoppings permanecem abertos até meia-noite e outros antecipam o horário de abertura das lojas.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) indica que as compras sejam feitas no período da manhã ou depois das 20h. Além disso, a dica é sempre utilizar, quando possível, o transporte coletivo, especialmente o metrô. Quem não pretende fazer compras na Rua 25 de Março deve evitar os principais eixos de acesso à região, como as avenidas Tiradentes e 23 de Maio.

Desde 5 de dezembro, a companhia realiza a “Operação Natal” no entorno de shoppings e áreas comerciais da cidade, para melhorar o fluxo dos veículos. Ao todo, segundo a CET, são utilizados mais de 150 operadores de trânsito, 700 cavaletes, 605 cones, 36 rolos de fita de sinalização e 37 faixas de orientação instaladas nas principais vias.
Confira os horários de funcionamento de alguns shoppings de São Paulo

MINISTRO DO TRABALHO DEFENDE APOSENTADORIA DOS GARIMPEIROS

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi (foto), defendeu a aprovação do Projeto de Lei 5224 de 2009 que estabelece uma aposentadoria especial aos garimpeiros de todo o país e uma pensão vitalícia aos ex-garimpeiros de Serra Pelada. Ele pediu ao líder da bancada do PDT na Câmara, deputado Dagoberto (MS), para apoiar a proposta que tramita na Comissão de Finanças e Tributação. “O país tem uma grande divida a pagar a esses trabalhadores que ao longo dos séculos ajudaram o Brasil crescer e desenvolver”, disse o ministro. Carlos Lupi gravou uma mensagem de apoio ao projeto de aposentadoria e destacou a importância da Agasp Brasil e de seu dirigente, Toni Duarte na luta pela inclusão social do povo garimpeiro do Brasil. A mensagem do ministro será exibida durante o “Natal Garimpeiro” da Agasp Brasil que ocorrerá no próximo dia 18, as 9 horas no Restaurante Taboo Gril do Hotel Nacional em Brasília. Estarão presentes a festa o secretario Executivo de Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho, Ezequiel Nascimento e o ex-presidente da Câmara Legislativa de Brasília, Fabio Barcellos. O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, disse que o apoio do ministro Carlos Lupi na aprovação do projeto de aposentadoria é uma iniciativa de grande importância para todos os garimpeiros do país.
CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUIS HOMENAGEIA A AGASP BRASIL

A Câmara Municipal de São Luis homenageia a Associação Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada – Agasp Brasil e suas Regionais, em sessão solene que inicia às 11 horas da manhã de hoje. O vereador Vieira Lima foi o autor da proposta que recebeu a aprovação unânime de todos os vereadores.O presidente da Agasp Brasil Toni Duarte e dirigentes e lideres garimpeiros receberão placas de reconhecimento pela luta em prol da categoria. “Todos nós nos sentimos honrados com esse reconhecimento da Câmara Municipal o que nos estimula ainda mais a lutar permanentemente por uma das categorias trabalhadora mais sofrida do Brasil”, disse o dirigente da Agasp Brasil que já se encontra em São Luis.
CONVENIO DO REFORÇO ESCOLAR SERÁ CELEBRADO HOJE

Será assinado nesta terça-feira o convenio entre a Agasp Brasil e o governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia que visa realizar o reforço escolar voltado para os filhos e filhas de garimpeiros de Serra Pelada residentes no Maranhão. Cerca de 2.400 jovens serão beneficiados pelo programa que será realizado em dez municípios maranhenses. O reforço em matemática e português que seria para ocorrer no inicio de dezembro foi adiado para começar no inicio do próximo mês. O retardamento de acordo com a Secretaria de Ciência e Tecnologia deveu-se aos ajustes técnicos do projeto. Todos os jovens inscritos para o reforço escolar receberão um comunicado da data oficial da aula inaugural que ocorrerá em São Luis. Estarão presentes a governadora Roseana Sarney, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o Secretario de Ciência e Tecnologia, deputado Waldir Maranhão e o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte.

segunda-feira, dezembro 14, 2009

Lula recebe flamenguistas em Brasília, ganha camisa rubro-negra, mas não veste

Em uma cerimônia cheia de bom humor e piadas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na tarde desta segunda-feira dirigentes e jogadores do Flamengo. Adriano, que estava sumido desde o jogo que garantiu o hexacampeonato, chegou atrasado e sem terno, mas participou da homenagem e foi alvo de várias brincadeiras do presidente.

Lula recebeu alguns presentes da delegação rubro-negra durante a cerimônia, realizada no Centro Cultural Banco do Brasil. Andrade entregou a ele uma réplica em miniatura do troféu que o Flamengo levantou no Maracanã após a vitória sobre o Grêmio. Márcio Braga deu ao presidente uma faixa de campeão. De Adriano, Lula ganhou uma camisa oficial com o número 13 e o nome "Lula" nas costas. E Ronaldo Angelim deu a ele uma camisa comemorativa "Hexa na Raça", com o número 6 e o nome "Lula" nas costas.

GARIMPEIROS DE CAVALCANTE REAGEM A OPRESSÃO

GARIMPEIROS DE CAVALCANTE REAGEM A OPRESSÃO

A pequena Cavalcante, situada no nordeste goiano a 530 quilômetros de Goiânia e 310 distante de Brasília vive anos de tormentas com o seu povo jogado a beira da inanição. Os 110 mil moradores sabem que vivem numa região de solo rico e de santuário ecológico imponente. Só não compreende porque da pobreza absoluta que atinge a maioria de seus moradores. Os Kalungas têm assistido à invasão do subsolo de seu território, nas últimas décadas, por mineradoras que ganham rio de dinheiro em dólares pagos pela China pelas montanhas de manganeses e não sobra sequer um reque para aqueles que sempre viveram com o que tiram do fundo da terra para as suas subsistências. “È uma lastima”, diz o garimpeiro João Batista Dias, 69 anos, que luta há quase 30 anos para formar um sindicato da categoria e em seguida criar uma cooperativa de garimpeiros por julgar que essa é única forma de fazer valer o direito constitucional de lavrar o bem mineral que atualmente está sob controle de alguns ávidos latifundiários da mineração que não exploram o bem mineral e nem deixa os garimpeiros explorarem.
Foi pensando nisso que João Batista e seus companheiros de abatéias pediram a ajuda da Agasp Brasil. O carro de som cortou a cidade durante todo o dia para anunciar no final da tarde de sábado, 13, a reunião com a presença dos dirigentes da maior entidade de referencia garimpeira do País. Quem chega a Cavalcante não tem nenhuma duvida de que a historia do garimpo se confunde com a própria historia da cidade. Isto porque a região foi desbravada pelo garimpeiro Diogo Teles Cavalcante que empresta o nome ao pequeno município de 6.953 km² localizado na Chapada dos Veadeiros, na Serra Geral do Paranã, ponto mais alto do Planalto Central. Na principal praça da cidade o monumento sustenta duas abatéias e uma balança de pesar ouro símbolo maior do apogeu da garimpagem que impulsionou o município. Anos mais tarde Cavalcante definhou ao ponto de perder um pequeno pedaço o hoje prospero município de Teresina de Goiás. “Em Teresina se vive melhor do que aqui”, compara o garimpeiro Manoel da Cruz que está desencantado com o lugar em que nasceu e se criou vendo o pai e o avô já falecidos trabalhando nos garimpos da região.

No município encontra-se uma das poucas comunidades negras descendentes de escravos fugitivos que se organizaram nos quilombos goianos. Dona Cecília Gonçalves dos Santos Dias ,50 anos, que traz nas veias o sangue kalunga de seus ancestrais tem motivos de sobra para externar a sua indignação contra o que ela denomina de “força opressora” contra o povo trabalhador de Cavalcante. “Sou mulher garimpeira nascida e criada neste lugar e agora não tenho o direito de trabalhar no lugar a onde nasci porque os empresários da mineração que ninguém conhece ta proibindo tudo”, diz ela.

A indignação de Olinda Aparecida de Abreu faz coro ao que diz Cecília. “Cavalcante já foi muito melhor. Hoje o nosso povo ta morrendo a mingua assistindo toda as suas riquezas saindo nos lombos das carretas dos empresários da mineração que não tem nenhuma responsabilidade social para com a nossa comunidade. Isso tem que acabar”, reage Olinda, que é filha de garimpeiro e é presidente do Conselho de Segurança Comunitária e Defesa Social, órgão ligado a Secretaria de Segurança e Justiça do Estado de Goiás. Para Olinda o município de Cavalcante tem que reagir a esta situação. “O que ocorre aqui não atinge apenas aos trabalhadores garimpeiros, mas toda a população”, reclama.

Olinda Abreu fala com a voz do conhecimento. A empresa Zeus Mineração, por exemplo, não faz o que uma empresa mineradora deveria fazer para justificar a concessão que recebeu do DNPM para extrair o bem mineral que pertence ao povo brasileiro. A empresa ignora um dos principio básicos que é a responsabilidade social. Cavalcante é hoje pólo de mineração em Goiás, com a movimentação de 50 carretas carregada de minério por dia dia. As carretas da Zeus levam manganês até Ilhéus (BA). Mas os chineses querem a garantia de que a Ferrovia Norte-Sul seja utilizada para facilitar o transporte da produção. Existe potencial de exploração de 1,5 bilhão de toneladas na região de Cavalcante. Levando-se em conta o tamanho da área das minas, será possível movimentar cerca de R$ 180 bilhões. Um negócio milionário longe do alcance do povo.

O governador Alcides Rodrigues briga no Ministério do Transportes para que seja criado um ramal ferroviário Cavalcante interligando com a Ferrovia Norte-Sul para que a riqueza mineral do município seja descarregada no Porto de Itaqui (MA). De lá o minério seguirá para o porto de Caofeidian, na China. A cidade chinesa é um complexo industrial modelo que recebe minérios de toda parte do mundo. Porem tanto o governador de Goiás como a maioria dos deputados goianos com assento no Congresso Nacional estão longe de entender que debaixo da poeira feita pelos trituradores da Zeus está centenas de cidadãos cavalcatinenses que nunca viram a cor do dinheiro captados pelos chamados Midas da mineração.

Os órgãos ambientais do governo fecham os olhos para as áreas degradadas que deveriam ser revitalizadas cujos buracos negros ferem de morte o imponente santuário ecológico do pequeno município. Olinda Abreu defende uma posição mais firme por parte da Prefeitura e da Câmara de Vereadores em relação a esta questão. “Algum vereador tem que reagir com um Projeto de Lei que obrigue a estas empresas de mineração que estão instaladas em Cavalcante a cumprir com a suas políticas de responsabilidade social voltadas para a comunidade sob pena de não terem os seus alvarás de funcionamento renovados pelo município”, aponta Olinda Abreu. Na mesma linha de pensamento arremata o seu marido Joel Carvalho. “Essa responsabilidade social passa pela plena capacitação profissional da nossa gente para que esteja, apita a ingressar no mercado de trabalho. Queremos ver os nossos jovens com novas oportunidades que visem um futuro mais promissor. Isso seria o mínimo a ser dado como contrapartida por estas mineradoras”, sustenta ele.

Tanto Joel como Olinda não deixam de ser grandes aliados de uma luta que tende a ganhar força e adesão de todos daqui por diante. O insistente líder garimpeiro João Batista Dias já marcou data para a criação do Sindicato dos Garimpeiros de Cavalcante. O nascimento da maior trincheira de luta da comunidade ocorrerá no dia 16 de janeiro às 14 horas sob as benções da Agasp Brasil. Neste mesmo dia será criada também a Cooperativa dos Pequenos Mineradores de Cavalcante. É dentro desse cenário de organização popular que entra a Associação Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada e do Brasil para ajudar os garimpeiros e pequenos mineradores cooperativados de Cavalcante.

O primeiro passo é requerer áreas para trabalhar ainda que elas já tenham sido requeridas pelos latifundiários da mineração de Cavalcante. E não é apenas a Agasp Brasil que se incomoda com o latifúndio mineral instalada no país que tem o amparo da famigerada legislação mineral brasileira. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, reclama que há mineradoras que usam o "patrimônio do povo" para especular. Ele se refere às empresas que obtêm autorização para fazer pesquisa, descobrem jazidas e não retornam a área para fazer exploração e a produção. "Em muitos casos, o sujeito vende a área por milhões", dizer o ministro. Por isso, Lobão defende a implantação urgente de um novo marco regulatório da mineração que terá o objetivo de obrigar as empresas a explorar as áreas licitadas dentro de um prazo determinado ou devolver a concessão. Mas antes que o novo marco seja regulamentado não há outra saída para a sobrevivência do povo de Cavalcante que não seja o de pressionar o DNPM a voltar o seu olhar para as centenas de cidadãos organizados que só querem ter o direito de trabalhar e viverem numa Cavalcante mais feliz.

sábado, dezembro 12, 2009

11/12/2009 - 16h05 ASSAA

ASSASSINATO AA11/12/2009 - 16h05
Soldado da PM depõe e confessa assassinato em Peixoto
Peixoto Online O soldado Ronaldo Ventura dos Santos, 29 anos, se apresentou, há instantes, na delegacia municipal em Peixoto de Azevedo e confessou ter matado, na 3ª feira à noite, Francisco Marinho (Pombo), 40 anos, suspeito de envolvimento com drogas. Ronaldo alegou que, no dia do crime, estava na praça quando Francisco passou com uma mulher, teria sorrido e ele "retribuiu o sorriso". Francisco teria ido tirar satisfações com o soldado, que estava à paisana, e supostamente lhe dado um tapa no rosto. À noite, Ronaldo teria ido a casa da vítima, no bairro Aeroporto, para acertar as contas. Sua versão é que Francisco lhe apontou o revólver, mas conseguiu desarmá-lo e fez os disparos. O soldado alegou, ainda, que há algum tempo havia prendido Francisco Marinho, sob acusação de tráfico.
O delegado Geraldo Gezone Filho disse, ao Só Notícias, que o soldado afirmou ter jogado o revólver no mato mas se comprometido a procurá-lo e entregá-lo na delegacia. Mas o delegado não acredita na versão do policial. "Não me convenci das explicações dele sobre o motivo do crime. Ele alega ainda disse que existe uma pessoa que viu ele tirar satisfações com a vítima e entrar em luta corporal. Mas a mulher da vítima apresenta outra versão. Aponta que o policial saiu de uma residência nas proximdiades e, quando viu Francisco, começou a atirar", aponta Geraldo Gezone.
De acordo com o delegado, o soldado negou, em depoimento, ser usuário de drogas. O delegado não confirmou se vai pedir a prisão de Ronaldo, que está de férias na PM. As investigações continuam e ele espera encaminhar o inquérito, na próxima semana, ao Ministério Público. O delegaco confirmou ainda que Ronaldo Ventura dos Santos já responde outro processo por tentativa de homicídio.

Cinco baleias morrem após encalhar em praia na Itália

quinta-feira, dezembro 10, 2009

Obras da Escola Santa Marta começou bem

Obras da Escola Santa Marta começou bem

Assessoria Em menos de vinte dias depois do lançamento da pedra fundamental da escola municipal Santa Marta, os secretários de Administração e Finanças Áureo Frutuoso e de Educação Teresinha Paraíba estiveram visitando a obra que está caminhando a passos largos.
Hoje a escola conta com quatro salas de aula, uma cozinha e banheiros, o que totaliza uma área construída de 372,78m² com essa obra que deverá ser entregue no primeiro trimestre de 2010 a escola passará a ter uma área construída de 1.231,29m², ou seja, são mais 858,51m² de construção, o que garantirá estrutura suficiente para atender a demanda do bairro e região circunvizinha. Serão construídas 4 (quatro) salas de aula, 1 (uma) biblioteca, 1 (uma) sala para secretaria, 1(uma) sala de professores, 1 (um) laboratório de informática, 1 (uma )sala para direção, 1 (uma) sala para coordenação, cozinha, refeitório, saguão de acesso e banheiros femininos e masculinos.
Para a secretária de educação Teresinha Paraíba essa é uma vitória para comunidade escolar “com essa construção a escola terá estrutura com todos os departamento administrativos, vamos atender a demanda desse bairro que está em pleno crescimento, estão sendo construídas 54 casas e para o próximo ano serão mais 200 casas ou seja nossa demanda por escola deve aumentar consideravelmente e queremos ter aqui no Santa Marta uma escola modelo, com estrutura e ensino de qualidade”.
O secretário de administração e finanças Áureo Frutuoso observou que apesar do período chuvoso a obra está caminhado muito bem “pelo que vemos do andamento da obra e segundo o construtor antes do prazo determinado teremos uma bela escola, estruturada e suficientemente capaz de atender essa comunidade, a área a ser construída é mais que o dobro da que já existe, vamos ter no bairro Santa Marta uma escola modelo, para podermos oferecer um ensino de qualidade com conforto para comunidade escolar” frisou o Secretário.

Chuva alaga ruas da Zona Sul do Rio

quarta-feira, dezembro 09, 2009

AUDIÊNCIAS PUBLICAS

AUDIÊNCIAS PUBLICAS

Duas importantes audiências publicas acontecerão na próxima semana para definir muitas coisas para o povo garimpeiro de Serra Pelada. A primeira dessas audiências publicas acontecerá na próxima quarta-feira dia 16, a partir das 14 horas, na Câmara dos Deputados, quando a Comissão de Finanças e Tributação irá debater o projeto de lei 5227 de 2009 que estabelece a aposentadoria especial para a categoria garimpeira do Brasil e uma pensão vitalícia aos ex-garimpeiros de Serra Pelada. A outra audiência publica tão importante quanto a primeira ocorrerá na cidade de Curionópolis no dia 17, a partir das 9 horas, quando será debatido o EIA RIMA de Serra Pelada. Lá em Curionópolis a comunidade vai se manifestar sobre o assunto dando as suas opiniões para que o Relatório de Impacto Ambiental para a implantação da mina seja devidamente aprovado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Pará.

PALESTRA EM CAVALCANTE NO GOIÁS

Cerca de 200 garimpeiros do município de Cavalcante e região do norte de Goiás convidaram o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte , para dar uma palestra neste próximo sábado dia 12, sobre o tema da aposentadoria, cujo projeto tramita na Comissão de Finanças e Tributação. A cidade de Cavalcante fica 310 quilômetros de Brasília. O nome do lugar é em homenagem ao garimpeiro Julião Cavalcante seus fundador e colonizador. Ate hoje centenas de família sobrevivem dos garimpos da região.

FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO EM BRASILIA

A Agasp Brasil estará realizando no próximo dia 18 a partir das 9 horas o Natal Garimpeiro que ocorrerá no Restaurante Taboo Gril do Hotel Nacional em Brasília. O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, disse que o encontro de confraternização da família garimpeira servirá para aproximar as famílias da sua entidade de classe. “A Agasp Brasil surgiu para unir o povo garimpeiro de Serra Pelada e em especial defender a sua família .Estamos lutando pelo direito a aposentadoria e pensão vitalícia para o trabalhador garimpeiro, mas também vamos desenvolver programas de capacitação profissional para os filhos e filhas dos garimpeiros com objetivo de incluídos no mercado de trabalho”, afirmou o presidente da Agasp Brasil. O secretario Executivo de Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho, Ezequiel Nascimento, é um dos inúmeros convidados especiais da Agasp Brasil. O deputado Vicentinho Alves que defende o PL 5227 dentro da Comissão de Finanças e Tributação também se fará presente. Na festa de confraternização serão distribuídas cestas de natal aos presentes e sorteio de brindes.

terça-feira, dezembro 08, 2009

PROJETO DE APOSENTADORIA SERÁ DEBATIDO NA CÂMARA DIA 16

PROJETO DE APOSENTADORIA SERÁ DEBATIDO NA CÂMARA DIA 16

O presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, deputado Cláudio Vignatt (PT-SC) marcou para o próximo dia 16, quarta-feira, a audiência publica que vai debater o Projeto de Lei que estabelece a aposentadoria especial para os garimpeiros de todo o país e uma pensão vitalícia aos ex-garimpeiros de Serra Pelada. Foram convidados para debater o assunto o ministro da Previdência Social, Jose Pimentel, , o secretario de Geologia e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Cláudio Scliar, representante da Caixa Econômica Federal , o advogado Mario Gilberto e o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte. A audiência publica foi solicitada pelo deputado Vicentinho Alves (PRP-TO).
O presidente da Agasp Brasil disse que não tem nenhuma duvida de que o debate irá proporcionar maior conhecimento aos deputados membros da Comissão de Finanças e Tributação, especialmente ao relator da matéria para que façam um melhor juízo de valor sobre a importância do PL 5227 para a categoria garimpeira de todo o país. “Alem dessa aposentadoria especial para a classe garimpeira nós defendemos a instituição da pensão vitalícia aos ex-garimpeiros de Serra Pelada porque estamos convencidos de que eles foram submetidos aos trabalho forçado durante duas décadas, escravidão patrocinada pelo próprio Estado brasileiro”, argumenta Toni Duarte.
O deputado Pepe Vargas (PT-RS) acredita que depois dessa audiência publica terá todas as informações que necessita para elaborar o seu relatório e brigar pela aprovação do projeto. Para a audiência publica, o presidente da Agasp Brasil está convocando todos os garimpeiros de Brasília e Região para se fazer presente na Câmara dos Deputados. A presença de todos será uma demonstração de força da categoria no sentido de pressionar os parlamentares a votarem a favor da proposta.

Com chuva, rios Tietê e Pinheiros transbordam e interdita marginais

Com chuva, rios Tietê e Pinheiros transbordam e interdita marginais

A chuva forte que atinge a cidade de São Paulo causou o transbordamento dos rios Tietê e Pinheiros e vários pontos de alagamento nas marginais, complicando o trânsito na manhã desta terça-feira (8).

Veja o site do Bom Dia São Paulo

Entre as pontes da Freguesia do Ó e do Piqueri, na Marginal Tietê, um carro que tentou passar por um ponto de alagamento na pista local ficou preso no meio da água. Outros veículos não conseguiam passar pelo local.

Segundo o Centro de Gerênciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, o Rio Tietê transbordou em vários pontos - na altura das pontes da Fepasa, Vila Maria, Piqueri, Aricanduva e Limão, entre outras. Já o Rio Pinheiros transbordou na altura das pontes do Jaguaré e Cidade Universitária.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o transbordamento nesse ponto ocorreu nos dois sentidos da via. Às 7h15, havia 30 pontos de alagamento na cidade, sentido seis intransitáveis – dois deles na Marginal Tietê, onde houve o transbordamento, e um na Marginal Pinheiros, sentido Castello Branco, na pista local, altura da Ponte do Jaguaré.

Às 7h, a CET, registrou 59 km de congestionamento na cidade, valor acima da média superior para o horário, que é de 37 km.

segunda-feira, dezembro 07, 2009

Kassab sanciona lei que atualiza valor venal de imóveis e reajusta IPTU

Kassab sanciona lei que atualiza valor venal de imóveis e reajusta IPTU

A Prefeitura de São Paulo publicou sábado (5) no Diário Oficial, a lei 15.044, que atualiza o valor venal dos imóveis e reajusta o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) das residências em até 30% e dos imóveis comerciais em até 45% em 2010.

Os gols de Flamengo 2 x 1 Grêmio pela 38ª rodada do Brasileirão 2009

Os gols de Flamengo 2 x 1 Grêmio pela 38ª rodada do Brasileirão 2009

David e Ronaldo Angelim marcaram para o Rubro-Negro, enquanto Roberson desconta para os gaúchos. Esse resultado da ao time de Andrade o hexacampeonato nacional

domingo, dezembro 06, 2009

LOBÃO ASSINARÁ ALVARÁ DE LAVRA PARA OS GARIMPEIROS

LOBÃO ASSINARÁ ALVARÁ DE LAVRA PARA OS GARIMPEIROS

O ministro de minas e Energia Edison Lobão garantiu ontem pela manhã na presença de 15 mil garimpeiros de Serra Pelada na cidade de Imperatriz que o assinará nesta segunda-feira, dia 07, o alvará de lavra da Coomigasp. “ Não vim aqui de mãos vazias somente para receber essa bela homenagem feita a mim pelo meus irmãos garimpeiros. Mas estou aqui também para realizar o sonho dando a todos o alvará de lavra”, disse Lobão em meio de muitos aplausos. Lobão também afirmou que junto com o alvará de lavra os garimpeiros de Serra Pelada terão mais 700 hectares de área o que irá possibilitar a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, empresa pertencente aos garimpeiros e a empresa Colossus, a implantar o projeto aumentando o ganho de todos.
A festa que os milhares de garimpeiros preparam para homenagear o ministro iniciou com uma carreata por volta das 10 horas que partiu do aeroporto de Imperatriz passando pelo movimentado centro da cidade até chegar no amplo recinto da Maçonaria situado na rua Alagoas. Lobão foi reverenciado por centenas de bandeiras nas mãos do povo garimpeiro com o slogan “Lobão é a Solução”. O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte em seu discurso contou o passo a passo da luta de Lobão em defesa dos garimpeiros de Serra Pelada desde quando era deputado federal, passando pelos seus três mandatos de senador da Republica. “Agora como ministro de Minas e Energia não tem como não realizar o antigo sonho e o desejo de milhares de cidadãos que esperam ver a sua mina produzindo e distribuindo o bem mineral igualmente para todos”, disse Toni Duarte.
O dirigente da Agasp Brasil clamou os milhares de garimpeiros que lotavam o auditório da maçonaria a levantarem de as mãos dadas para cima. “Ao longo dos anos o senhor nos incentivou para unir o povo garimpeiro. Esse grandioso gesto demonstrado aqui neste momento é o sentimento maior da união”, enfatizou o dirigente da Agasp Brasil. Ele disse ainda que não existe conflitos entre os garimpeiros de Serra Pelada. “O único conflito existente nesses mais de 25 anos de luta é o provocado pelo Estado brasileiro que se nega a reconhecer os direitos de que os garimpeiros têm direito, a exemplo da aposentadoria especial e de uma pensão vitalícia emendou o dirigente da Agasp Brasil.
O prefeito de Curionópolis Wenderson Chamon presente ao ato afirmou que a parceria Coomigasp e Colossus vem fazendo um trabalho serio e de grande importância para o desenvolvimento de seu município. “É por isso que estou empenhado para que ocorra logo a audiência publica marcada para o próximo dia 16 de dezembro”, apontou o prefeito Chamon.
O presidente da Coomigasp Gesse Simão de Melo afirmou que tudo que os garimpeiros puderam fazer através de sua cooperativa para habilitá-la a conseguir um alvará de lavra foi feito. Gesse fez um balanço de seus oito meses de gestão a frente da cooperativa para qual foi eleito com 93% dos votos. Está conseguindo a derrubada de um dos mais difíceis gargalos da Coomigasp que são os processo civis e trabalhistas cuja a maioria desses processos transitados em julgados pela justiça foi forjado de forma fraudulenta. Neste curto espaço de tem o presidente da cooperativa entregou o relatório de pesquisas ao DNPM e agora espera pela aprovação do Relatório de Impacto Ambiental pelos órgãos ambientais do governo do Pará. Para o dirigente da Coomigasp o que falta agora é ter o alvará de lavra. “Essa homenagem que ora fazemos ao senhor trata-se de um gesto de carinho e de apreço que a grande família garimpeira de Serra Pelada tem pelo seu mais ilustre patrono pelo seus 73 anos de vida”, acentuou Gesse.
Ao se dirigir ao povo garimpeiro Lobão disse que em toda a sua existência de vida jamais recebeu tão forte homenagens no dia de seu aniversario. “ Não estou aqui apenas para receber um dos mais importante e significativos presentes de minha vida, mas para também trazer importantes presentes para o meu povo garimpeiro”, disse o ministro emocionado.
“O Toni tem razão quando diz que ao longo da historia de luta dos garimpeiros de Serra Pelada, o Estado pouco se importou para resolver o problema. Mais agora, na condição de ministro e de representante do Presidente Lula, eu sou o Estado presente que irá assinar o alvará de lavra transformando o sonhos de todos vocês em realidade”, enfatizou o ministro Edison Lobão no meio da explosão de alegria dos milhares de garimpeiros que se comprimiam dentro do grande auditório da rua Alagoas de Imperatriz.
Ao direcionar a Gesse Simão, o ministro Edison Lobão disse: “tudo que você pedir dentro do Ministério de Minas e Energia será devidamente atendido e com rapidez”. Afirmou isso para em seguida anunciar a liberação de 700 hectares para os garimpeiros, cuja área pertence a Vale. Os milhares de garimpeiros que foram a Imperatriz saíram de lá com a convicção de que a vitória está consagrada.
POSTADO POR TONI DUARTE ÁS 11:20 COMENTÁRIOS

sábado, dezembro 05, 2009

LOBÃO É A SOLUÇÃO

Dezenas de ônibus lotados de garimpeiros de Serra Pelada garregando a palavra de ordem "Lobão é a Solução" começam a chegar nesta manhã de hoje na cidade de Imperatriz no sul do Maranhão para o grande encontro que ocorrerá a partir das 8 horas que terá a participação do ministro de Minas e Energia Edison Lobão. Os garimpeiros aproveitarão a presença do ministro para cantar os parabéns já que neste cinco de dezembro ele está completando 73 anos de vida. Porem a maior ansiedade do povo garimpeiro é querer ouvir do próprio ministro sobre a liberação do alvará de lavra para a área dos 100 hectares pertencentes a Coomigasp. Acompanham o ministro Lobão nesta viagem a Imperatriz para conversar com os garimpeiros , o secretario de Geologia e Transformação Mineral, Cláudio Scliar e o diretor-geral Adjunto do DNPM, João César de Freitas Pinheiro.

Nem mesmo as lideranças das entidades garimpeiras que organizaram o encontro e mobilizaram os garimpeiros do Tocantins, Maranhão e do Pará, sabem qual vai ser o teor da exposição do ministro Lobão em relação Serra Pelada. Mas os dirigentes da Agasp Brasil, Toni Duarte e Gesse Simão da Coomigasp , apostam que o ministro vem trazendo para dentro do encontro com os milhares de garimpeiros o seu compromisso de liberar o alvará de lavra antes de deixar o MME , cuja saída ocorrerá no mês de março. Daí a expectativa de todos para ouvir o que Lobão tem a dizer.

Os dirigentes de entidades afirmam que farão de tudo para não transformar a reunião em ato político. Alguns prefeitos da região, vereadores e deputados serão convidados a participarem do encontro , mas sem direito a manifestações. Apenas quatro pessoas irão se manifestarão. O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, o prefeito de Curionópolis, Wenderson Chamon , o presidente da Coomigasp, Gesse Simão e finalmente o ministro Lobão

Polícia prende dez acusados de desvio de ingressos. Fla nega nova venda

Polícia prende dez acusados de desvio de ingressos. Fla nega nova venda

Oito mil ingressos foram apreendidos. Bilhetes estavam reservados para menores e idosos, segundo direção do Flamengo

Rio de Janeiro
Tamanho da letra
A- A+

A Polícia Civil do Rio apreendeu neste sábado aproximadamente 8 mil ingressos para o jogo Flamengo x Grêmio que seriam vendidos irregularmente por uma quadrilha. Segundo a direção do clube carioca, as entradas foram reservadas para menores de 12 anos e idosos com mais de 65 anos, que têm direito à gratuidade para a partida.

Durante a tarde, chegou a se cogitar a possibilidade dos bilhetes serem colocados à venda para o público. Mas a diretoria do Flamengo descartou a comercialização.

- A polícia apreendeu o que não sabia. Esses 8 mil ingressos são usados como acessos para gratuidades destinadas a crianças e idosos. Tudo já foi esclarecido ao delegado. Eu e o Delair (Dumbrosck, vice-presidente geral do Flamengo) estivemos com ele e explicamos que não são ingressos para venda comum. Mesmo assim, policiais vão acompanhar todo o acesso dessas pessoas ao estádio - afirmou Flávio Pereira, coordenador de arrecadação do Flamengo.
Pereira considerou que houve um mal entendido.

- Nós estamos cumprindo duas leis. A estadual, que diz que menor de 12 anos e maior de 60 não pagam, e a federal (Estatuto do Torcedor), que diz que todos têm que entrar no estádio com ingresso para cumprir o seguro-torcedor, cuja apólice é o próprio bilhete. Quem comprou os 8 mil ingressos foi o próprio Flamengo para cumprir a lei. Tanto que eles já foram devolvidos (pela polícia ao clube). Tudo não passou de um mal entendido e não haverá venda de qualquer outra carga nas bilheterias - garantiu.

Conheça o luxuoso resort nos Alpes onde Polanski cumpre prisão domiciliar

Conheça o luxuoso resort nos Alpes onde Polanski cumpre prisão domiciliar

O cineasta Roman Polanski ficará confinando em seu chalé no vilarejo alpino de Gstaad até que a Justiça suíça decida se ele será extraditado aos Estados Unidos por um crime que cometeu há 32 anos. Confira a seguir alguns detalhes sobre a estação de esqui onde Polanski já cumpre prisão domiciliar:

quinta-feira, dezembro 03, 2009

GARIMPEIROS HOMENAGEM LOBÃO

Mais de 10 mil garimpeiros de Serra Pelada estão sendo esperados neste sábado na cidade de Imperatriz, região sul do Maranhão. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão confirmou presença a grande reunião. O principal desejo dos garimpeiros é terem a liberação do alvará de lavra da área dos 100 hectares pertencentes a Coomigasp ainda na gestão de Lobão a frente do Ministério. O cargo será deixado por ele no mês de março quando retornará para o mandato de senador da Republica. O ministro Lobão vai dar todas essas garantias.

“Não saio do ministério de Minas e Energia antes de resolveu de uma vez por todas a causa dos garimpeiros de Serra Pelada”, garantiu isso nas presenças do presidente da Coomigasp, Gesse Simão e do presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte. Agora, no próximo sábado, o ministro dirá o mesmo aos mais de dez mil garimpeiros que chegam a cidade de Imperatriz a partir dessa sexta-feira. A reunião está sendo organizada no estilo de grande festa. Até um bolo foi confeitado para celebrar o aniversario de 73 anos de Edison Lobão que ocorrerá neste dia 5 de dezembro. Por causa disso os garimpeiros vão enfeitar a cidade com dezenas de faixas em homenagem ao maior patrono da causa garimpeira de Serra Pelada.

Nunca na historia do MME passou um ministro que teve tanta identificação com os pequenos mineradores como Edison Lobão. Defende os garimpeiros de Serra Pelada desde a época que era deputado federal. No final dos anos 80 o então deputado pelo Maranhão levou o presidente João Baptista Figueiredo na Serra Pelada para mostra-lhe que seria um flagelo social tomar o garimpo de mais de 80 mil trabalhadores sem uma justa indenização. Por causa desse alerta o garimpo de Serra Pelada continuou funcionado. Em 1992, Fernando Collor de Melo resolveu fechar o garimpo expulsando os garimpeiros de forma violenta. A tragédia social prevista por Lobão foi inevitável.

Milhares de cidadãos que arrancaram e carregaram sobre os ombros quase 40 toneladas de ouro para engordar as reservas cambias do país foram jogados com as suas famílias ao limbo. O governo federal que explorou de forma irresponsável essa grande massa trabalhadora por duas décadas num sistema escravo e desumano até hoje se esforça para negar uma pequena indenização em forma de pensão vitalícia principal bandeira de luta da Agasp Brasil dentro do Congresso Nacional.

Como senador, Edison Lobão tem travado grandes lutas na tentativa de amenizar a dor do povo garimpeiro provocada pelo Estado brasileiro. Em 2002 o senador maranhense como presidente do Senado da Republica, aprovou o Decreto Legislativo de suas autoria que obrigou o governo devolver a área dos 100 hectares aos garimpeiros que encontrava-se sob controle da famigerada Vale do Rio Doce.
Em 2003 apelou para o então ministro da Casa Civil, Jose Dirceu para que fosse constituída uma Comissão Interministerial com a participação de cinco ministérios com a missão de resolver a questão de Serra Pelada. Lobão pediu retorno dos mais de 40 mil garimpeiros que haviam sidos excluídos de forma criminosa para o quadro social da Coomigasp. Em 2004 começa o processo de readequação dos excluídos Dois anos depois com garimpeiros mais organizados, o senador Edison Lobão trabalhou junto ao então ministro de Minas e Energia Silas Rondeau para que fosse liberada o alvará de pesquisas para a Coomigasp. Lobão foi a Serra Pelada entregar pessoalmente o tão sonhado documento.
Em outubro desse ano a cooperativa dos garimpeiros fez a entrega ao DNPM dos resultados dessas pesquisas realizadas através da parceria Coomigasp e Colossus. Agora os garimpeiros esperam pelo Alvará de Lavra que vai permitir que a parceria Coomigasp e Colossus, através da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, possa construir a sua mina e de lá extrair o bem mineral cujo lucro será dividido igualmente a todos. No encontro de Imperatriz ouvirão de viva voz do ministro Lobão que não sairá do Ministério de Minas e Energia, sem antes realizar tão grandioso sonho do povo garimpeiro.